Prémios do Concurso literário da AILD sobre “As minhas férias no Brasil” vão ser entregues em Paris



A cerimónia oficial de entrega dos prémios aos vencedores e aos participantes que receberam uma menção honrosa do Concurso literário da Associação independente dos lusodescendentes (AILD) sobre “As minhas férias no Brasil” terá lugar no sábado, dia 27 de janeiro, na Casa de Portugal André de Gouveia da Cidade Universitária internacional de Paris.

Nesta cerimónia será também anunciado o destino da III edição do Concurso. Ásia, África, Oceânia ou Europa?

Todos os participantes receberão um Diploma de participação, mas a organização anuncia também a presença nesta cerimónia de professores e respetivas famílias.

A partir das 15h00 vai ser organizado um atelier sobre “Leitura e escrita: existe algo de mais humano?” Nuno Gomes Garcia, escritor e professor, e Sara Novais Nogueira, mestre em Línguas, Literaturas e Civilizações Lusófonas, ajudarão os jovens escritores a consolidarem métodos de leitura e de escrita de modo a fazer explodir a criatividade literária no interior de cada um deles. Este curso gratuito está aberto a todos os jovens dos 8 aos 17 anos.

A cerimónia propriamente dita de entrega dos Prémios e Diplomas começa às 16h30, depois de um lanche oferecido pela Casa de Portugal.

A AILD, que organiza este concurso em parceria com a editora Leya e a rádio Arc-en-Ciel de Orléans, salienta que “a qualidade dos trabalhos destes potenciais escritores reitera que a língua portuguesa tem futuro e que esta nova geração de lusodescendentes, naturalmente plurilingue e multicultural, é (também) o garante da nossa língua comum”.

.

Lista dos Premiados

“A escolha das grandes vencedoras foi difícil. Por entre prosa e poesia, histórias de família, viagens no tempo e jornais de bordo, os sete membros do júri escolheram como vencedores os seguintes trabalhos:

Categoria Infantojuvenil:

“Imaginar para ver”, de Chloé Blanchet Padé-Copin

Categoria Juvenil:

“Memórias de Salvador”, de Maria Martinez Torrado

.

O júri considerou merecedores de menção honrosa os seguintes trabalhos:

Categoria Infantojuvenil:

“Diário da Inès”, de Inès Sá-Couto

“A verdadeira riqueza”, de Gaspar Sallé Pinto

Categoria Juvenil:

“Cidade Maravilhosa”, de Diego Badolato Viala

“O Brasil também é racismo”, de Manuel Quero