Activa

Presidente de Idanha-a-Nova: Armindo Jacinto visitou o “Salon des Maires et des Collectivités locales”


O Presidente da Câmara municipal de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, visitou ontem, em Paris, a 106ª edição do “Congrès de Maires” e o “Salon des Maires et des Collectivités locales 2024”, e foi acolhido pela associação Activa “no quadro das nossas atividades de ligação com as municipalidades portuguesas” lê-se numa nota enviada ao LusoJornal pelo Presidente da associação, Hermano Sanches Ruivo.

O Conselheiro de Paris acompanhou Armindo Jacinto nomeadamente aquando da apresentação do investimento francês Biomespace, no concelho de Idanha-a-Nova, ontem à tarde.

A Biomespace é uma empresa luso-francesa dedicada à construção de habitações sustentáveis e totalmente autónomas. Fundada em 2022, a empresa está a investir cerca de 15 milhões de euros na instalação de uma unidade de produção na Zona Industrial de Idanha-a-Nova.

As habitações da Biomespace são projetadas para serem eco-responsáveis, sem qualquer ligação à rede de água, saneamento ou energia, utilizando tecnologias como painéis fotovoltaicos para produção de energia, recuperação e filtragem de água da chuva, e tratamento de águas.

Aliás, uma destas casas, com 40 metros quadrados, está exposta no Salão que durou três dias e que termina hoje. A habitação é pré-fabricada e levada para o sítio onde fica implantada, propondo todo o conformo da sociedade moderna. “É uma verdadeira mais-valia para os municípios, porque responde aos muitos problemas que encontram. Nesta ocasião, a empresa apresenta plantas e exemplos de adaptação, nomeadamente para creches, aldeias-sénior, habitações e escritórios” explica Hermano Sanches Ruivo.

Armindo Jacinto visitou também a “Place de l’Europe”, onde se apresentou a Europa dos Municípios, um serviço da Comissão Europeia em França dedicado às autoridades locais.

LusoJornal