Primeira mulher Cônsul-Geral de Portugal em Paris: Mónica Lisboa assumiu funções esta semana


Nomeada no dia 6 de maio, a nova Cônsul-Geral de Portugal em Paris, Mónica Lisboa, assumiu funções esta semana e a Cônsul Geral Adjunta Mafalda Paiva de Oliveira, só deve chegar a França no final de agosto.

“Foi uma honra ter sido nomeada Cônsul-Geral de Portugal em Paris e é com muito entusiasmo e forte sentido de responsabilidade que assumo hoje estas funções” escreveu a diplomata numa mensagem à Comunidade enviada ao LusoJornal. “Também é para mim motivo de grande satisfação ser a primeira mulher diplomata portuguesa a assumir a chefia do Consulado-Geral em Paris, uma das mais antigas representações consulares de Portugal, com referências históricas que datam de 1760”.

Mónica Lisboa nasceu em Lisboa há 53 anos, é casada e tem dois filhos. Estudou no Liceu Francês Charles Lepierre de Lisboa, onde completou um Bac Letras e Filosofia, obteve uma Licenciatura em Relações internacionais no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa e depois fez uma Pós-graduação em Estudos Europeus na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

“A minha primeira mensagem é dirigida aos Portugueses e lusodescendentes que vivem, trabalham e estudam nesta vasta área consular, cuja relevância e expressiva presença em França tanto nos orgulha” escreveu na mensagem enviada à Comunidade. “A minha missão, dando continuidade ao trabalho desenvolvido pelos meus antecessores, será valorizar esta presença portuguesa, evidenciar o seu notável contributo para o nosso país e para o país que vos acolhe, e continuar a dar a melhor e mais adequada resposta às vossas preocupações e solicitações”.

Mónica Lisboa entrou na carreira diplomática em 1995, antes mesmo de ter terminada a sua pós-graduação.

Durante estes últimos três anos foi Consultora diplomática do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, mas antes já passou por algumas Embaixadas, da Índia à Suíça, passando pela Indonésia, pela Alemanha e pela Representação permanente de Portugal junto da União Europeia (Reper) em Bruxelas. Também já foi Adjunta principal e Chefe de Gabinete da Secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Teresa Ribeiro, no Governo de José Sócrates.

Na mensagem que enviou à Comunidade portuguesa da área consular de Paris, Mónica Lisboa diz que “quero desenvolver convosco uma relação cada vez mais presente e mais próxima, com sentido de missão e de serviço, numa postura de cooperação e diálogo aberto”.

Tendo assumido funções na segunda-feira, dia 8 de julho, a nova Cônsul-Geral de Portugal em Paris esteve esta semana a “descobrir” o posto consular. “Sei que conto com o apoio de uma equipa empenhada e experiente no Consulado, com a qual todos vós poderão continuar a contar diariamente. Nós contamos convosco, dos mais antigos aos mais novos, para cumprirmos juntos um Portugal moderno, inovador e com futuro de desenvolvimento e prosperidade” concluiu Mónica Lisboa na mensagem à Comunidade enviada esta tarde às redações.

Da carreira diplomática de Mónica Lisboa, destaca-se ainda o facto de ter sido Chefe da Divisão das Relações Bilaterais com os Países da África Central e Ocidental e com os Países Africanos de Língua Portuguesa na Direção da África Subsariana – Direção na qual tinha sido Adida logo no início da sua carreira – e foi também Diretora do Cerimonial e Protocolo, Privilégios e Imunidades das Missões Estrangeiras, no Protocolo de Estado.

Agora substitui Carlos Oliveira que deixou Paris para assumir as funções de Embaixador de Portugal em Praga, na República Checa

O Cônsul Geral Adjunto Filipe Ortigão já tinha saído, passando a exercer as funções de Adjunto do Ministro dos Negócios Estrangeiros Paulo Rangel. Var ser substituído por Mafalda Paiva de Oliveira, que foi, até aqui, a número dois na Embaixada de Portugal em Teerão.

LusoJornal