
Ao cessar funções de Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário assinou, no passado dia 5 de junho, uma série de Louvores aos membros da sua equipa, publicados esta manhã no Diário da República, a começar pelo Conselheiro de Embaixada José Manuel Carneiro Mendes, do mapa de pessoal do Ministério dos Negócios Estrangeiros, “pela lealdade, competência, empenho e dedicação” com que desempenhou as funções de Chefe de Gabinete. “Diplomata experimentado, particularmente apreciado pelas Comunidades portuguesas e lusodescendentes estabelecidas nos países onde esteve colocado em serviço, o Dr. José Manuel Carneiro Mendes foi, em virtude das suas elevadas qualidades humanas e profissionais, da maior valia para o desempenho das minhas funções governativas”.
Louvou também publicamente Sara Madruga da Costa “pela lealdade, competência, empenho e dedicação com que desempenhou as funções de Adjunta e substituta legal do Chefe do meu Gabinete. Destaco, em particular, a sua singular capacidade de trabalho, experiência política e cultura jurídica, qualidades estas que se revelaram de grande préstimo no meu Gabinete” e a Adjunta Carolina Araújo, de quem destaca “em particular, a valia dos seus conhecimentos sobre a dinâmica das Comunidades portuguesas e lusodescendentes, especialmente no que concerne ao Brasil”,
Na lista de Louvores publicados esta manhã está também a Técnica especialista Ana Cristina Pedroso pela “sua sensibilidade para os assuntos consulares e sociais, adquirida com uma larga experiência como funcionária da Direção-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas, do Ministério dos Negócios Estrangeiros, e ex-titular de um posto consular da rede consular portuguesa” e o Técnico especialista Nuno Fernandes Thomaz, Secretário de Embaixada, do mapa de pessoal do Ministério dos Negócios Estrangeiros, que desempenhou as funções de Técnico especialista, com equiparação a Adjunto. “Destaco, em particular, o zelo demonstrado pelo Dr. Nuno Maria Fernandes Thomaz na defesa da dignidade do Estado e projeção da cultura portuguesa no mundo, bem como a sua habilidade como elemento de ligação do meu Gabinete com o pessoal do Serviço Diplomático Português”.
Também o Técnico especialista Paulo Valor foi Louvado por José Cesário. “Destaco, em particular, a valia da sua capacidade técnica, fundamental para o acompanhamento da situação orçamental e financeira do meu Gabinete, bem como de variadas matérias afetas às Comunidades portuguesas, no meu Gabinete” e o Secretário pessoal de José Cesário, Vitório do Rosário Cardoso foi Louvado pela “intuição política e a valia dos seus conhecimentos em assuntos atinentes ao continente asiático e às Comunidades portuguesas e lusodescendentes aí residentes”.
Finalmente, José Cesário Louvou a Secretária pessoal Alda Catarina Sequeira Rodrigues, o Técnico administrativo José Manuel Rodrigues da Silva, pela “inestimável experiência em assuntos consulares, aliada às suas elevadas qualidades humanas e de relacionamento interpessoal”, o Técnico administrativo José Carlos Dias Tomé, a Técnica administrativa Maria de Jesus Brito Pedro, e o motorista José Emídio Guerra.






