O quadro de Domingos Sequeira que foi ontem a leilão em Lyon, intitulado “Descansando durante a fuga para o Egito” acabou por ser vendido por 114 mil euros ao casal de colecionadores portugueses Maria e João Cortez de Lobão.
Os valores de licitação situavam-se entre os 3.000 e os 5.000 euros, tendo acabado em 95 mil euros, segundo os resultados finais publicados pela plataforma de leilões Drouot, ao qual acrescem 20% de comissão de agência.
A leiloeira francesa Artèncheres, que levou o quadro à praça, referiu que esta tela fez parte de uma exposição em 1824, em Paris, contudo “fora do catálogo”. Nesta exposição, a tela “A Morte de Camões” valeu a Domingos Sequeira (1768-1837) a Medalha de Ouro.
A Artèncheres afirma que a tela “Descansando durante fuga para o Egito” “é uma redescoberta importante, pois, como atesta a data, é a segunda tela conhecida da época da estadia do pintor em Paris” e foi citada num catálogo da exposição “Sequeira Um Português na Mudança dos Tempos” que esteve patente no MNAA, em 1987.
Em 1824, Domingos Sequeira, defensor do ideal liberal, instalou-se em Paris, depois da intentona “vilafrancada”, liderada pelo infante Miguel, em 1823. “Descansando durante a fuga para o Egito” é uma pintura realizada em 1824, cujo paradeiro era desconhecido e foi recentemente descoberto em França.
O casal Cortez de Lobão tem a intenção de o expor o quadro na Sede da Hispanic Society, em Nova Iorque, uma instituição museológica de arte e cultura iberoamericana dos Estados Unidos.