LusoJornal | Mário Cantarinha

Rádio Alfa prestou homenagem pública ao jornalista Daniel Ribeiro


A Rádio Alfa prestou homenagem ao jornalista Daniel Ribeiro, falecido no passado dia 10 de janeiro, aquando do concerto “Fado de Paris” na Sala Vasco da Gama, em Valenton.

Odete Fernandes, a apresentadora do espetáculo e coapresentadora do programa “Só Fado” da rádio Alfa lembrou que “o início deste ano de 2025 foi extremamente doloroso para todos nós. Não só nos despedimos de Casimiro Silva, como também a família da rádio Alfa perdeu um amigo, um companheiro, um grande profissional, alguém que dedicou a sua vida à comunicação e à verdade das palavras”. Depois chamou ao palco o Diretor Geral da rádio, Fernando Lopes.

Daniel Ribeiro faleceu em Lisboa, onde agora morava, mas morou várias décadas em Paris, onde foi jornalista da RFI e mais tarde Diretor de antena da Rádio Alfa. Apesar de morar em Lisboa, era ainda correspondente em Portugal da rádio portuguesa de Paris.

“Quem teve a sorte de conviver com ele percebeu que era uma pessoa muito humilde. Posso dizer que tivemos muita dificudade em encontrar fotografias dele. Ele estava sempre do outro lado da objetiva. Não gostava de estar à frente” disse Fernando Lopes. “Só queria uma coisa, a paz, que as pessoas se sentissem bem, e dizer a verdade. Ia sempre buscar as informações. Eu estou orgulhoso por ouvir as pessoas dizerem que Portugal perdeu certamente um dos melhores reporteres portugueses dos últimos 30 anos”.

Depois, Fernando Lopes chamou ao palco Pedro Ribeiro, filho de Daniel Ribeiro, que também mora em Paris e Mieko Kamiya a cantora lírica japonesa que partilhava a vida do jornalista. “São duas pessoas por quem nutro um carinho muito especial”.

Visivelmente emocionado, Fernando Lopes remeteu a Pedro Ribeiro um logotipo da Rádio Alfa em três dimensões. “Não o esqueceremos” disse! Depois pediu aos elementos da rádio presentes para subirem ao palco, para remeterem, coletivamente o mesmo presente simbólico a Mieko Kamiya.

“É uma equipa de quem eu tenho muito orgulho. O Daniel Ribeiro criou aqui um projeto que nós temos de continuar”. Lá estava o atual Diretor de antena Jorge Leandro, os jornalistas Olívia Vaz e Ricardo José, o técnico Paulo Salgado, alguns dos animadores da rádio como Eduardo Lino, Chico Chico e Manuel Pinto Lopes, mas também Monica (Administração), Marlène (Contabilidade), Cristina (Atendimento telefónico). Todos abraçaram a companheira da Daniel Ribeiro com emoção.