Rede de Restaurantes Portugueses no Mundo vai distinguir estabelecimentos em França

A Rede de Restaurantes Portugueses no Mundo – Taste Portugal vai distinguir restaurantes lusos em França, esta terça-feira, num jantar a bordo de um barco-cruzeiro, no rio Sena, em Paris.

A rede, que pretende promover a gastronomia lusa e internacionalizar empresas nacionais, vai assinalar a integração de 11 restaurantes localizados em Paris, Pierrefitte-sur-Seine, Drancy, Courbevoie, Versailles, Strasbourg e Roubaix.

«A rede pretende chamar a atenção para a identidade portuguesa em restaurantes que estão noutros países e vamos entregar placas de adesão aos restaurantes que aportam portugalidade», disse à Lusa Teresa Vivas, consultora gastronómica para o programa de internacionalização da gastronomia portuguesa.

A cerimónia vai decorrer durante um jantar português, servido por um dos estabelecimentos membros da rede, o Canelas – Le Portugal à Paris, em colaboração com o Chef detentor de uma estrela Michelin Rui Silvestre. O evento vai também contar com a presença do Chef Vítor Sobral.

Os restaurantes que vão ser distinguidos são o «Bistrot», a «Churrasqueira Nossa» e o «Passarito mon amour» em Paris; a «Canelas» em Pierrefitte-sur-Seine; «O Lisboa» em Drancy; o «Cento e Seis» em Courbevoie; «O Porto» em Strasbourg; «La Maison Bleue» em Franconville; o «Plaisir du Portugal» em Créteil; o «Cat´espero» em Roubaix, e o «Saudade» em Versailles.

A Rede de Restaurantes Portugueses no Mundo, uma iniciativa da Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), foi apresentada, em Paris, a 13 de outubro, e os primeiros certificados a restaurantes localizados em Espanha, França, Reino Unido, Alemanha e Brasil foram entregues a 28 de fevereiro na Bolsa de Turismo de Lisboa.

Teresa Vivas explicou que, depois de Paris, a rede vai distinguir outros restaurantes em cerimónias que vão acontecer em Madrid, em 12 de março, em Berlim, em 15 de março, em São Paulo, em 09 de abril, e em Londres, em 16 de abril.

Os restaurantes recebem uma placa de adesão à rede depois de terem sido alvo de uma visita na qual é avaliada «a portugalidade», nomeadamente a utilização de «produtos portugueses de qualidade» e um receituário de sabores lusos, devendo o espaço remeter para Portugal em termos de decoração e de receção porque «as pessoas devem saber receber à maneira portuguesa».

A responsável da AHRESP acrescentou que os restaurantes distinguidos beneficiam de ações de comunicação e «têm a garantia da entrega dos produtos portugueses de qualidade que estão inscritos» no catálogo de produtos regionais do Taste Portugal, devido a um protocolo com uma empresa de logística alimentar.

Na página da internet do Taste Portugal, pode ainda ler-se que os restaurantes membros são considerados «prestadores de serviços preferenciais para os eventos oficiais ou organizados pelas entidades de diplomacia portuguesa», têm «acesso em primeira mão a novos produtos e serviços de Portugal que se encontrem em fase de internacionalização» e podem receber estagiários das Escolas de Turismo e Hotelaria do Turismo de Portugal e das Instituições de Ensino Superior Politécnico de Portugal.

Até agora, no ‘site’ do programa há 527 restaurantes identificados em Espanha, França, Brasil, Reino Unido, Alemanha e Canadá, mas só 36 são já membros da rede, aos quais se vão juntar os que vão ser distinguidos esta terça-feira em França.

Depois do encerramento da primeira fase de credenciação de restaurantes em França, Espanha, Alemanha, Reino Unido e Brasil, a rede quer identificar, a partir de maio, estabelecimentos na Bélgica, Holanda, Luxemburgo, Suíça, Canadá, Estados Unidos e China.

O Taste Portugal tem o apoio das Secretarias de Estado das Comunidades Portuguesas e da Internacionalização, da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, do Turismo de Portugal e Minha Terra – Federação Portuguesa das Associações de Desenvolvimento Local.

 

 

LusoJornal