Rosa Mota e Lúcia Teixeira transportam a Tocha Olímpica em Paris


A Tocha Olímpica está desde ontem a percorrer as ruas de Paris e hoje é a vez da Campeã olímpica portuguesa Rosa Mora transportar a chama por volta das 13h30, para atravessar a ponte de Bir-Hakeim sobre o rio Sena.

A atleta portuguesa já disse que está “emocionada” por participar neste evento e que é “um orgulho representar Portugal”. “Poder transportar uma chama que representa a Paz e a União deixa-me muito, muito orgulhosa” tem dito aos jornalistas.

Várias outras personalidades vão levar hoje a Tocha Olímpica entre a Porte de la Chapelle e a Place de la République, nomeadamente a tripla Campeã olímpica de atletismo Marie-José Perec, a múltipla Campeã Olímpica de esgrima Laura Flessel, o humorista Jamel Debbouze, o Campeão olímpico de judo David Douillet, a jornalista e apresentadora de televisão Kareen Guiock Thuram ou a chefe pasteleira Nina Métayer, entre muitas outras.

Rosa Mota ganhou a maratona dos Jogos Olímpicos de Séoul em 1988 e é nesse quadro que foi convidada a associar-se às Olimpíadas de Paris.

A convite da Mairie de Paris, vários parisienses associam-se a este evento na capital francesa, desde artistas a desportistas, mas também bombeiros, dirigentes associativos ou voluntários.

A concierge portuguesa Lúcia Teixeira é uma delas. Chegou a França com 17 anos para fugir ao regime fascista e tornou-se numa concierge emblemática, muito conhecida, na rue de Charonne. Foi escolhida por ter ter apadrinhado um sem abrigo, que se tornou também ele concierge na sociedade imobiliária da autarquia de Paris.

Depois destes dois dias na cidade de Paris, a Tocha Olímpica vai continuar na região parisiense até à inauguração dos jogos.

No dia 19 de julho passa pelo Val d’Oise (Théméricourt, Pontoise, Cergy, Cormeilles-en-Parisis, Franconville, Sannois, Argenteuil, Méry-sur-Oise, Auvers-sur-Oise, Sarcelles, Garges-lès-Gonesse, Saint-Prix, Deuil-la-Barre, Enghien-les-Bains, Saint-Gratien, Ermont, Eaubonne e Soisy-sous-Montmorency), no dia 20 de julho na Seine-et-Marne (Fontainebleau, Pontault-Combault, Lagny-sur-Marne, Saint-Thibault-des-Vignes, Torcy, Vaires-sur-Marne, Melun, Brou-sur-Chantereine, Chelles, Provins e Meaux), no dia 21 de julho no Val-de-Marne (Orly, Ormesson-sur-Marne, Chennevières-sur-Marne, Saint-Maur-des-Fossés, Champigny-sur-Marne, Rungis, Vincennes, Fontenay-sous-Bois, Nogent-sur-Marne, Joinville-le-Pont, Maison-Alfort, Vitry-sur-Seine, Villejuif, Ivry-sur-Seine, Valenton e Créteil), no dia 22 de julho no Essonne (Etampes, Chamarande, Palaiseau, Marcoussis, Bondoufle, Massy, Vigneux-sur-Seine, Draveil, Montgeron, Dourdan e Evry-Courcouronnes), no dia 23 de julho estará nos Yvelines (Rambouillet, Clairefontaine, Les Mureaux, Mantes-la-Ville, Saint-Quentin-en-Yvelines, Poissy, Saint-Rémy-Lès-Chevreuse, Saint-Germain-en-Laye, Versailles), no dia 24 de julho nos Hauts-de-Seine (Sceaux, Châtenay-Malabry, Le-Plessis-Robinson, Clamart, Issy-les-Moulineaux, Meudon, Puteaux, Boulogne-Billancourt, Sèvres, Vaucresson, Marnes-la-Coquette, Rueil-Malmaison, Suresnes, Nanterre, Courbevoie, Colombes, La-Garennes-Colombes, Asnières-sur-Seine, Gennevilliers e Grande Arche de La Défense em Nanterre) e no dia 25 de julho na Seine-Saint-Denis (Noisy-le-Grand, Neuilly-sur-Marne, Tremblay-en-France, Montreuil, Bagnolet, Aulnay-sous-Bois, Sevran, Livry-Gargan, Pavillon-sous-Bois, Noisy-le-Sec, Bondy, Bobigny, Romainville, Pantin, Aubervilliers, La Courneuve, Drancy, Pierrefitte-sur-Seine, Stains e La Courneuve).

No dia 26 de julho, a Tocha Olímpica sai às 8h00 da Basílica de Saint Denis para a cerimónia de inauguração dos Jogos Olímpicos.