Saint Martin d’Hères: Operação de Natal da associação Lusotime distribui Cabazes de Natal


A associação Lusotime entregou esta manhã 40 cabazes de Natal com alimentos e produtos de higiene e primeira necessidade a estudantes do Campus de Grenoble e a outras famílias necessitadas.

A entrega foi efetuada esta manhã ao mesmo tempo que foi inaugurada a nova sede da associação, no Centro social Verlaine, na cidade de Saint Martin d’Hères, na periferia de Grenoble, na presença do Maire da cidade, o lusodescendente David Queirós e da Conselheira das Comunidades eleita nas áreas consulares de Lyon e de Marseille, Emília Campos de Macedo.

A Lusotime é uma associação recentemente criada na região de Grenoble. Anima um programa na Rádio RKS 97 FM às quintas-feiras à noite, faz animações musicais e lançou o projeto “Ateliers du Monde” que funciona precisamente no Centre social Verlaine às segundas, quartas, sextas e sábados de manhã. “Temos uma psicóloga lusófona da associação que dá apoio a crianças e às respetivas famílias de Saint Martin d’Hères, damos aulas de português, inglês e árabe, damos apoio escolar e ajuda aos deveres de casa, nomeadamente em matemática e francês, sobretudo para alunos da Secção portuguesa da Cité Scolaire Internationale de Grenoble” explica Manuel Roque ao LusoJornal. “Neste momento já damos apoio a cerca de 30 alunos e adultos, porque também há adultos que aprendem português, por exemplo”.

Esta operação de Natal foi organizada em parceria com a Fundação Nova Era, que ofereceu os cabazes, que vão ser distribuídos aos estudantes mais carenciados pela associação AGORAe – que se ocupa precisamente de apoiar estudantes com dificuldades financeiras – mas a Lusotime destaca ainda as parcerias da Associação Maracujá da Cité internacionale de Grenoble, do CIC Iberbanco, da Monti-Sports, da Rhône Alpes Papeterie Service, do Crédit Mutuel e de Les 2 Rochers.

LusoJornal