LusoJornal / Mário Cantarinha (arquivo)

Santa Casa da Misericórdia de Paris realiza este domingo a sua 10ª Corrida/Marcha Solidária


A Santa Casa da Misericórdia de Paris organiza este domingp de manhã, dia 06 de outubro, a Corrida/Marcha Solidária, um evento que este ano, o 10º em que acontece, terá a presença da atleta Rosa Mota, madrinha do evento solidário.

“O objetivo desta Corrida e Marcha Solidária é a angariação de fundos para a Santa Casa da Misericórdia de Paris, conseguir levar a bem a missão, que é ajudar e dar apoio às famílias carenciadas”, disse à Lusa Marc Jacinto, Tesoureiro da Santa Casa da Misericórdia de Paris.

A 10ª edição decorrerá a partir das 9h00 horas, no Domaine de la Cour Roland, em Jouy-en-Josas (no sudoeste de Paris), e “toda a receita vai ser convertida para ajudar quem precisa”, segundo o dirigente.

A distância percorrida, de quatro quilómetros ou oito quilómetros vai ser toda dentro da área de uma pequena floresta, no que Marc Jacinto descreve como “um percurso muito bonito”, que pode ser feito “a correr ou a caminhar, conforme as aptidões físicas de cada um”, sendo acessível a todos “dos 7 aos 77 anos, desde que gozem de boa saúde”.

A edição deste ano terá a presença da atleta Rosa Mota, madrinha do evento solidário, que será também responsável pelo aquecimento antes da corrida.

Após a corrida e o almoço, haverá “atividades ao longo da tarde para que as pessoas passem um bom momento em família”, incluindo jogos para as crianças, mas também as atuações da banda Sem Limite e do rancho folclórico Terras do Minho de Kremlin-Bicêtre, afirmou Marc Jacinto.

A inscrição pode ser feita através do website da Santa Casa da Misericórdia de Paris, AQUI, que direcionará para a ProTiming, empresa parceira que tratará da cronometragem do evento.

A ideia original para a Corrida/Marcha Solidária surgiu através do aderente Patrick da Eira, empresário lusodescendente da região de Paris, que decidiu organizar este evento desportivo que a Santa Casa da Misericórdia tem vindo a manter desde 2014.

A Santa Casa da Misericórdia de Paris foi fundada em 1994 por um conjunto portugueses que percebeu que “havia uma grande necessidade de dar apoio às famílias portuguesas que vinham de Portugal e que muitas vezes vinham em condições mais precárias”, segundo Marc Jacinto.

A instituição apoia atualmente famílias de todas as origens, porque “a precariedade não escolhe nem religião, nem nacionalidade”, com “apoio psicológico e social, mas também com campanhas de angariação de alimentos junto dos distribuidores da região da Ilha-de-França”, acrescentou.

LusoJornal