Saúde: A origem das pedras nos rins


As pedras nos rins surgem quando certos sais e minerais presentes na urina, como o cálcio, o oxalato ou o ácido úrico, se acumulam e cristalizam. Se a urina estiver muito concentrada, esses cristais não se dissolvem e acabam por crescer, formando pequenas “pedras” ou cálculos. Estes cálculos podem ficar nos rins ou descer para o canal urinário, causando dores fortes conhecidas como cólicas renais.

.

É possível prevenir

A principal forma de prevenção é manter uma boa hidratação diária, bebendo pelo menos 2 litros de água por dia. A água ajuda a diluir os sais na urina, evitando a formação dos cristais. Além disso, é importante reduzir o consumo de sal e proteínas em excesso, evitar bebidas açucaradas e manter uma alimentação equilibrada, rica em frutas e legumes. Em alguns casos específicos, podem ser necessários suplementos ou medicação preventiva, sob orientação médica.

.

As pessoas mais vulneráveis

As pessoas com antecedentes familiares de pedras nos rins têm maior risco, assim como quem já sofreu deste problema antes. Também estão mais vulneráveis quem bebe pouca água, quem tem dietas ricas em sal e carnes, quem sofre de obesidade ou de doenças metabólicas, como gota. Alguns fatores climáticos, como viver em zonas muito quentes, também aumentam o risco devido à desidratação mais frequente.

.

Professor Doutor Tiago Rodrigues

Urologista

Diretor da Clínica de Urologia do Hospital Cruz Vermelha