Saúde: Como é feito o acompanhamento de um atleta


Um atleta de alta competição é submetido a exames médicos no início da pré-época para avaliação do seu estado físico e de saúde bem como da sua performance desportiva.

Ao longo da época é essencial o acompanhamento por uma equipa de profissionais de saúde e de desporto.

Desde o acompanhamento por parte de psicologia, nutrição, fisioterapia e/ou osteopatia, preparador físico bem como do médico da equipa e enfermeiro, tudo se articula para que o melhor estado de saúde mental e física possa ser assegurado com vista à melhor performance seja no treino seja no momento-chave das competições. Existem situações específicas em que o apoio de outros profissionais poderá ser necessário, nomeadamente Medicina Dentária, Podologia, Oftalmologia entre outros.

O que que faz fisicamente um excelente atleta?

Fisicamente, para que um atleta seja considerado um excelente atleta, é essencial que este adote um estilo de vida saudável no que fiz respeito a cuidados de alimentação, hidratação, sono, bem como da evicção de consumos nocivos.

Isto associado a uma preparação física e cumprimento do plano estabelecido pelos seus treinadores e preparadores físicos.

Cada vez mais se sabe que mais do que uma predisposição física, é a conjugação de todos estes fatores que leva à diferença entre um atleta e um excelente atleta!

O que faz do Cristiano Ronaldo um atleta excecional?

No caso do Cristiano Ronaldo conjugam-se diversos fatores, sendo que em primeiro lugar a sua capacidade psicológica de resiliência na persecução dos objetivos a que se propõe. Todos nós sabemos que por muito que gostemos de praticar desporto, existem dias em que não acordamos com essa predisposição, mas é a constância na prática do treino que leva a que os resultados extraordinários possam surgir.

Sendo que, tal como referido acima, todos os outros fatores de estilo de vida são também pilares essenciais.

Neste caso sabe-se que também o seu cuidado na saúde mental e o rodear-se daqueles que lhe são emocionalmente próximos é também um fator diferenciador. Como muitos psicólogos ligados ao desporto referem, conseguir trabalhar a resistência implica um equilíbrio emocional, uma vez que antes de chegarmos ao limite físico, a nossa mente tem tendência a ativar mecanismos de proteção, uma vez que para todos os efeitos o desporto acaba por poder ser interpretado como uma agressão ao nosso equilíbrio homeostático.

Como deve ser o estilo de vida de um grande desportista?

Um grande desportista deve primar por respeitar os pilares base da Medicina do Estilo de Vida, respeitando uma alimentação saudável, uma boa hidratação, boa higiene e cuidado de sono, evicção de consumos tóxicos, boa gestão de stress e claro, relações sociais saudáveis.

.

Dra. Inês Espiga de Macedo

Especialista em Medicina Geral e Familiar no Hospital Lusíadas Porto

Acupuntura Médica | Medicina Desportiva

Professora de Meditação

LusoJornal