Saúde: Como tornar o cabelo do homem macio e brilhante


A rotina capilar não é algo que faça parte da vida de um homem. O que provoca o aparecimento de cabelos secos, não macios, e amarelecidos. Mas tornar o cabelo brilhante e macio num homem não é tão complicado assim.

Como base devemos saber que o cabelo sofre com a exposição à poluição, à sujidade, com o vento, o sol, o calor intenso do secador, com os produtos que se aplicam nele, entre tantos outros. A razão pela qual a hidratação do fio capilar é importante, bem como outras coisas.

Um cabelo saudável revela saúde. O cabelo revela muitas vezes se estamos a ter uma alimentação saudável ou não.

Beber uma quantidade suficiente de água beneficia o cabelo, bem como a pele e o resto do corpo. Para a formação de uma saudável e brilhante fibra capilar é importante comer os seguintes alimentos nas suas refeições: legumes verdes, água de coco, nozes, sementes de chia, girassol e sésamo, bem como introduzir abacate – pois são fontes de gorduras boas.

Tente evitar alimentos processados e fermentados. Tente comer o mais simples possível e saudável. Isto porque há estudos que apontam que a flora intestinal é importante para o equilíbrio do corpo e do cabelo – pelo que os probióticos são bons para um cabelo brilhante e saudável.

Escolha de um bom champô

Usar sempre um champô adequado ao seu cabelo e ao seu couro cabeludo.

O homem tem tendência a lavar o cabelo todos os dias – isso não faz mal desde que use um champô adequado ao estado da raiz do cabelo. Se o cabelo for oleoso – deverá alternar entre um champô de frequência com componente hidratante e um champô anti-seborreico. Deverá fazer 2 passagens com o champô deixando pousar dois minutos e terminar enxaguando muito bem o cabelo.

Se o seu cabelo for seco, não precisa de lavar todos os dias. Deve ter cuidado com a exposição solar sobretudo se for comprido – habituar-se a aplicar um protetor solar para cabelo. Deverá fazer uma máscara capilar a seguir a lavagem do cabelo e passar bem por água. E nos outros dias usar um condicionador sobretudo em cabelos compridos.

Se sentir que caí umas películas brancas nos seus ombros diariamente – pense em caspa. A caspa resulta da presença em quantidade anormal de fungos no couro cabeludo. Esses fungos vivem connosco, mas produzem doença quando se multiplicam – devido ao stress, alterações ambientais, uso inadequado de champôs… Use um champô anticaspa três vezes por semana alternando com um champô de frequência ou anti-queda.

Produto para modelar o cabelo

Deve usar um champô adequado para retirar bem os resíduos das pomadas, ceras ou outro tipo de produtos usados no dia a dia. Mas não exagere no seu uso pois pode danificar o cabelo e a raiz.

Há um truque para quem tem cabelo oleoso e usa estes produtos: aplicar o champô diretamente e massajar, deixar atuar dois minutos e só depois acrescentar água e lavar.

Lavar com temperaturas elevadas

O homem tem tendência a lavar o cabelo com água muito quente e também usar sabonete ou gel de banho em vez de champô adequado.

Fique a saber que usando água muito quente danifica, resseca a haste capilar bem como desequilibra a flora do couro cabeludo – tal como o uso de sabonete e gel de banho.

Há quem diga que lava com água muito quente para tirar a gordura do cabelo, é verdade que tira, mas tira em demasia e desequilibra a flora e camufla a presença de uma dermatite seborreica. O que deverá fazer é usar água com temperatura tolerável e usar um champô para cabelos oleosos, terminar com água fria – torna os cabelos mais brilhantes e bonitos.

Secar o cabelo

Secar o cabelo não faz mal nenhum. Mas secá-lo com o secador a altas temperaturas faz mal, tira o brilho do cabelo e torna-o seco e áspero.

Para o tornar macio e brilhante – seque o cabelo com o secador não muito quente a 30 centímetros do cabelo e termine com aplicação de frio.

.

Dra. Alexandra Osório

Dermatologista

Diretora clínica da Dermage, Lisboa