Saúde: Cuidados com os olhos

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

Com a chegada do verão e das férias, muitos têm dúvidas se podem continuar a usar lentes de contacto (LC) em contexto de praia ou piscina. Claro que não está contraindicado, mas sim condicionado a um conjunto de cuidados especiais, nomeadamente evitar o contacto com a água do mar e piscinas assim como os eventuais corpos estranhos (areia) que podem entrar para os olhos.

A praia é um ambiente muito húmido, que favorece a proliferação de bactérias e outros microrganismos nas lentes, que podem causar diversos tipos de infeção ocular. Logo, a opção por lentes descartáveis diminui essa possibilidade de contaminação.

Abrir os olhos debaixo de água é uma prática não recomendável, pois a possibilidade de contaminação é muito maior, já que a água fica mais tempo em contato com os olhos e com as lentes. Abrir os olhos enquanto está mergulhando agrava o risco de infeção para além de haver uma considerável possibilidade de perder a LC.

Se entrar areia, apesar de não ser tão preocupante quanto a contaminação pela água, a entrada no olho de areia, poeira, ou protetor solar tem também os seus riscos. Nestes casos, basta retirar as LC, lavar com a solução de limpeza adequada ou colocar uma nova LC.

É muito importante lembrar que o uso de lentes de contato na praia exige mais cuidados e deve-se evitar que estes tipos de coisas entrem em contato com as LC.

Todos os cuidados recomendados anteriormente aplicam-se também em ambiente de piscina. Assim, óculos de mergulho evitam que não haja contacto dos olhos com as lentes de contacto e a água do mar ou da piscina, sendo o uso de óculos de mergulho uma opção para aqueles que gostam de mergulhar e manter os olhos abertos debaixo de água. Assim mantém os seus olhos protegidos. Caso os seus olhos tenham contacto com a água, é aconselhável que troque as LC imediatamente, pois o risco de infeções é real.

Em ambiente de férias na paria ou piscina a opção mais adequada é o uso de LC diárias descartáveis. Neste tipo de lentes, os seus olhos ficarão menos expostos a possíveis contaminações do contacto com água ou da areia, pois no final do uso diário elas são removidas e colocadas no lixo e assim diminui-se o risco de infeção.

Há algumas regras básicas para utilizadores de LC, a saber, não exceder as 8-10h diárias, depois de remover a LC proceder à higienização da área ocular e à sua hidratação.

Inquestionavelmente, e como referido anteriormente, depois de remover a LC proceder à higienização da área ocular e à sua hidratação”, mas do mesmo modo que devemos ter atenção ao remover as LC com o estado dos olhos, também devemos ter em atenção o estado dos olhos antes de colocar as LC. Assim se o olho apresentar sinais de irritação ou secura não devemos colocar as LC.

Tal como se usa protetor solar para proteger a pele também devemos fazer o mesmo com os olhos. As LC proporcionam a liberdade de ver sem o uso dos óculos, e a maioria delas possui excelente já proteção contra raios UVA e UVB. No entanto, esta proteção não é suficiente. Assim e como na praia a exposição aos raios solares é maior, é aconselhável usar óculos de sol com lentes protetoras para evitar maiores danos oculares.

Professor Doutor Eugénio Leite

Oftalmologista

Diretor das Clínicas Leite em Lisboa e Coimbra



[pro_ad_display_adzone id=”46664″]

LusoJornal