Saúde: Diabetes, uma epidemia a crescer

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

O incremento da incidência da diabetes apresenta números perfeitamente avassaladores, calcula-se a nível mundial um aumento de 463 milhões para 700 milhões de 2019 para 2045, de pessoas com diabetes.

Sendo que esta realidade estende-se para além dos países desenvolvidos, atingindo também muitos países em vias de desenvolvimento.

A diabetes afeta cerca de 1 milhão de portugueses, calculando-se que seja a causa direta de aproximadamente 10% a 15% de todas as mortes, com as doenças cardiovasculares a representarem a principal causa de morte dos diabéticos.

Portugal é um dos países com maior incidência da europa.

Este aumento pensa-se que é devido à elevada taxa de obesidade e elevada incidência de sedentarismo.

A prevenção é a arma mais eficaz para a reversão desta tendência, é absolutamente fundamental e passa pela prevenção da obesidade, com a implementação de estilos de vida saudáveis com uma dieta mediterrânica (a mais saudável de todas, temos sorte, já é a nossa e não a podemos perder!) e atividade física regular desde a infância até às faixas etárias mais avançadas – uma vida ativa e saudável deve ser o nosso objetivo como indivíduo mas também como comunidade.

As pessoas com peso adequado e atividade física regular raramente têm diabetes.

.
O Futuro: Os últimos 10 anos trouxeram-nos uma revolução no seguimento e tratamento. Existem vários fármacos novos que ajudam a melhorar o controlo da diabetes e a tratar doenças associadas à diabetes, permitindo melhorar o prognóstico destes doentes. Inclusive perspetiva-se a possibilidade de cura para alguns doentes. No entanto, a prevenção continua a ser o mais importante e temos de o transmitir às pessoas.

Ao prevenirmos e tratarmos a diabetes estamos a prevenir a DCV ou seja enfartes agudos do miocárdio e AVC’s, em suma estamos a dar mais anos à vida mas acima de tudo estamos a dar mais vida aos anos.

Dra. Anabela Patrício Raimundo

Especialista em Medicina Interna

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]

LusoJornal