Uma boa visão noturna é essencial para conduzir à noite. Mas há quem tenha dificuldade em se adaptar a visão à escuridão. A esta condição chama-se cegueira noturna ou nictalopia, e, é o nome dado quando as pessoas em que o olho tem dificuldade em se adaptar rapidamente às mudanças de luminosidade ou focos de luz. Esta condição é um problema à noite, já que quem tem este problema refere que não consegue que a visão se adapte rapidamente entre a escuridão e a luz emitida pelos faróis dos outros automóveis que vêm no sentido oposto. Isto provoca uma perceção de distância afetada e que os outros utentes ou objetospareçam desfocados.
Esta condição não surge apenas na condução, e, podem sentir este problema quando apagam uma luz e os olhos demorar a adaptar-se à penumbra.
A dita cegueira noturna não é uma doença, mas sim um sintoma e pode ser causada por várias patologiascomo glaucoma, patologias do nervo ótico e vasos sanguíneos, cataratas ou síndrome de olhos secos.
Não esquecer que a toma de alguns medicamentos, como antidepressivos, anti-histamínicos ou antipsicóticos podem interferir com o tamanho da pupila e, consequentemente, com a quantidade de luz que passa no olho.
A idade não deve ser esquecida pois também pode interferir, já que com a idade o olho vai reagindo cada vez mais devagar às mudanças na luminosidade.
.
O que podemos fazer
Em primeiro lugar, deve evitar conduzir depois de escurecer. Deve também ir ao oftalmologista para numa primeira instância serem prescritos óculos ou mudar as lentes existentes.
Mas o fundamental é a realização de um exame à visão que poderá determinar se existe patologias como glaucoma ou cataratas, ou outras patologias, sem esquecer se é causado por alguma medicação que está a tomar, e, poderá ser possível trocar ou até adaptar a dosagem para ver se a cegueira noturna diminui.
Para conduzir deve ter sempre os óculos e o para-brisas bem limpos e diminuir as luzes dentro do carro para não haver clarões
.
Professor Doutor Eugénio Leite
Oftalmologista
Diretor Clínicas Leite