Saúde: Período fértil

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

Muitas mulheres não sabem que o seu período fértil só ocorre uma vez por mês, e que só têm uma oportunidade por mês de engravidarem.

Por isso quando as mulheres estão a tentar engravidar há seis meses isso pode traduzir-se no máximo em seis vezes/tentativas. E se não houver relações sexuais na semana fértil então já nem seis vezes são.

Os espermatozóides conseguem sobreviver até cinco dias no sistema reprodutor feminino (embora a média de tempo de sobrevivência seja de 48 a 72 horas após a ejaculação). E o ovócito pode ser fecundado até cerca de 12 horas após ter sido libertado (isto é, ter ocorrido a ovulação).

Dado que para que tenham a capacidade de fecundar um ovócito, os espermatozóides têm de sofrer algumas modificações já no sistema reprodutivo feminino, as relações sexuais que mais frequentemente resultam em gravidez ocorrem um a dois dias antes da data da ovulação.

É importante na consulta de ginecologia enfatizar este assunto e ensinar a calcular o período fértil. A opção mais fácil será então fazer contas do ciclo menstrual e ter em atenção que normalmente a ovulação é a meio do ciclo.

Claro que na era da tecnologia existem várias aplicações que fazem esses cálculos. Fazem a estimativa, no entanto, torna mais fácil se a mulher perceber como a aplicação o faz.

.

Ora aí vamos nós…

Um ciclo menstrual regular é vulgarmente conhecido pelos 28 dias (28 dias entre o primeiro dia das menstruações).

Embora só cerca de 20-25% das mulheres o tenham assim realmente.

A segunda fase do ciclo (fase lútea) após ovulação é a que menos varia nas mulheres e tem, por isso, sempre uma duração aproximada de 14 dias.

Assim:

28-14=14 portanto ao 14° dia do primeiro dia da menstruação é aproximadamente o dia fértil

30-14=16 portanto ao 16° dia do primeiro dia da menstruação é aproximadamente o dia fértil

Assim as mulheres com 28-30 dias de ciclo menstrual terão o período fértil aproximadamente na mesma semana.

.

Quando se tem ciclos irregulares é mais difícil acertar nas semanas.

Muitas mulheres acham que têm ciclos irregulares, por terem a menstruação em alturas diferentes do mês. Que se pensarmos em ciclos de 28 dias, os dias do mês vão sempre atrasando em relação à semana inicial e por isso em alturas diferentes do mês. Logo quem não aponta e tem só uma noção, não se orienta.

É importante fazer um calendário menstrual!

.

Nos ciclos muito longos ou muito curtos considerados fora do limite dos 25-35 dias, devemos considerar a grande possibilidade de anovulação.

Outros métodos importantes para calcular o período fértil são os testes de ovulação, aumento da temperatura, dor pélvica, muco cervical tipo clara de ovo ou ecografia com avaliação do folículo dominante.

Dra. Irina Ramilo

Ginecologista / obstetra

Hospital Lusíadas Lisboa

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]

LusoJornal