Saúde: Que cuidados devemos ter com a pele no Verão?


Manter a pele protegida e saudável durante o verão não implica ter de abdicar de momentos de férias e lazer, desde que sejam adotadas medidas adequadas.

Com a chegada do verão, chegam os dias mais longos e quentes, as idas à praia e à piscina, as caminhadas e outras atividades ao ar livre. Assim, havendo maior exposição à radiação solar, ao calor e à água, alguns cuidados com a pele devem ser reforçados.

Os “escaldões” ou queimaduras solares são absolutamente para evitar, e bronzear não deve ser um objetivo. As estratégias de prevenção são simples e incluem procurar zonas de sombra e evitar a exposição solar direta no horário de maior perigo (10h00-16h00), bem como usar óculos de sol, chapéu de aba larga e roupas confortáveis, compridas e frescas. O protetor solar é um aliado fundamental contra os efeitos negativos da radiação sobre a pele, que, para ser eficaz, deve ser aplicado antes da exposição solar e reaplicado regularmente; deve ter um Fator de Proteção Solar (FPS) elevado (50+) e cobertura ampla contra os raios ultravioleta (UVB e UVA), sendo a “resistência à água” uma potencial vantagem.

É recomendável aplicar diariamente produtos hidratantes (cremes, loções, entre outros), especialmente após o banho, porque o contacto prolongado com a água e a exposição a temperaturas altas tendem a ressecar a pele no verão.

Por outro lado, o calor, a fricção e a humidade podem causar irritação e prurido, sobretudo em áreas de pregas e nos pés. A pele de algumas pessoas pode também ser mais sensível a certos produtos, como os compostos clorados usados no tratamento de piscinas, por exemplo.

Como a transpiração aumenta a perda de água através da pele, a ingestão de líquidos e alimentos frescos (frutas e vegetais) deve ser reforçada ao longo do dia quando está mais calor, para garantir uma boa hidratação corporal. Há que sublinhar que os cuidados de fotoproteção e hidratação são particularmente importantes em populações mais vulneráveis, como as crianças e os idosos, cuja pele é mais sensível aos efeitos da radiação solar, e que correm maior risco de desidratação no verão.

.

Drª. Margarida Moura Valejo Coelho

Médica Dermatologista