O treinador francês Patrice Beaumelle deixou a Seleção de Angola para assumir o comando de um clube africano, após a eliminação na fase principal da Taça das Nações Africanas (CAN), anunciou ontem, em comunicado, a Federação Angolana de Futebol (FAF).
“A FAF informa que, por mútuo acordo e de forma amigável, foi acertada a rescisão contratual com o treinador Patrice Beaumelle, que deixa o comando da Seleção nacional e irá assumir, nos próximos dias, um novo compromisso profissional num clube africano”, informou o organismo, em comunicado.
Patrice Beaumelle, de 47 anos, tinha sido contratado em setembro de 2025 como sucessor do português Pedro Gonçalves, que foi demitido em plena qualificação para a fase final do Mundial2026, objetivo falhado por Angola.
“A FAF expressa o seu mais sincero agradecimento ao treinador e a toda a sua equipa técnica pelo empenho, entrega e espírito de missão demonstrados em todos os momentos, reconhecendo o elevado valor humano e profissional que colocaram ao serviço do país”, assinalou.
Patrice Beaumelle já tinha sido selecionador da Zâmbia, da Costa do Marfim e dos sub-23 de Marrocos e agora contabilizou duas vitórias, quatro empates e duas derrotas com Angola, mas não ganhou nenhum dos três jogos realizados na CAN, prova na qual os ‘Palancas negras’ têm como melhores campanhas as chegadas aos quartos de final em 2008, 2010, na condição de organizadores, e 2023.
“O órgão reitor do futebol angolano reafirma o seu compromisso com a transparência, a estabilidade e a construção de uma seleção forte, competitiva e capaz de representar Angola com orgulho e dignidade. Brevemente, a FAF prestará mais informações sobre os próximos passos”, terminou.
A FAF não revelou o próximo clube de Patrice Beaumelle.




