Serão de Fado em Ste Consorce com a fadista Nazaré

No passado sábado, dia 4 de outubro, o Comité de Geminação entre Fornos de Algodres e St Consorce organizou um Serão de Fado onde a fadista Nazaré interpretou o seu reportório habitual e deixou na mente das cerca de 150 pessoas presentes, “muita alegria e satisfação”. Com profissionalismo, com simpatia e com uma boa presença em palco, Nazaré soube cativar o público.

“Inicialmente tínhamos previsto uma outra fadista da região e também de renome, Vanessa Ferreira, mas já em cima da data, por razões de saúde (Covid) não pode estar presente. Foi assim que, com urgência contatámos a Nazaré a quem agradecemos desde já, pela sua boa disposição e por ter respondido presente ao nosso convite. Conseguimos assim manter programado um Serão previsto há mais de três meses e que faz parte de um conjunto de espetáculos aqui na nossa região” disso ao LusoJornal Pascal Didelet, o Presidente do Comité de Geminação.

Estamos na 10ª edição deste Serão de Fado onde vários artistas de fado e da música popular portuguesa se têm produzido, levando assim a cultura musical portuguesa, nas suas várias facetas, à sociedade francesa desta região do oeste da cidade de Lyon.

A geminação entre Fornos de Algodres e Ste Consorce tem tido várias facetas, com visitas e encontros. As populações das duas localidades têm feito intercâmbios de alunos das escolas e colégio, com visitas mútuas. Agora, após as eleições que tiveram lugar em Portugal, vai haver mais possibilidades de desenvolvimento dos intercâmbios, porque a equipa que venceu as eleições tem a mesma corrente política e ambições que os seus homólogos franceses.

Neste Serão de Fado estiveram presentes, o Maire de Ste Consorce, Jean-Marc Thimonier, o Cônsul-Geral de Portugal em Lyon João Marco de Deus, e alguns funcionários do Consulado, assim como o Conselheiro das Comunidades Jorge Campos.

“Fiquei contente por ter recebido este convite e penso que, pela reação do público, este concerto de fado deixou uma recordação muito positiva” disse a fadista Nazaré, em declarações ao LusoJornal. “Os responsáveis e organizadores felicitaram-me, agradeceram-me com muita sinceridade, por ter estado aqui presente e assim ter dado um final feliz a este programa. Foi uma simpatia estar em Ste Consorce”.

O Comité de Geminação tem um projeto de visita a Portugal em março de 2026, durante a Festa do Queijo da Serra e onde uma comitiva francesa estará presente.