As 20 primeiras datas da nova digressão da peça de teatro “Saudade, ici et là-bas” de Isabel Ribeiro, encenada por Alexis Desseaux já foram anunciadas. A peça já tem datas confirmadas em Bois-Guillaume (76), Millau (12), Monaco (98), Brunoy (91 e Ormesson-sur-Marne (94), mas também está programada em Paris, entre abril e junho.
“Saudade, ici et là-bas” conta a história de uma família, de um amor, e de um exílio. Idálio e a irmã Joana encontram-se em Portugal com o sobrinho Manu, para venderem a casa da família. Esta situação difícil vai trazer à superfície lembranças de emigração e evocar a questão da transmissão de identidade.
Através de confidências e de canções, cada um descobrirá a parte de saudade que carrega, como uma memória que atravessa o tempo e reconforta a alma, como aquilo que já não existe, continua vivo, como uma esperança para além dos horizontes.
Como escreveu Fernando Pessoa, “de todas as viagens, mesmo das mais pequenas, regresso como de um sono cheio de sonhos” cira Isabel Ribeiro na apresentação da peça.
A primeira representação da peça teve lugar em 2021, em Darnétal, no quadro do Festival “Novembre en Normandie”.
.
“Saudade, ici et là-bas”
de Isabel Ribeiro
encenação de Alexis Desseaux
com Isabel Ribeiro, Simon Gielen e Dan Inger dos Santos
.
Dia 9 de fevereiro, 20h00, Espace Guillaume le Conquérant, Bois-Guillaume (76)
Dia 22 de março, 20h30, Théâtre de la Vallée d’Yerres, Brunoy (91)
Dias 18, 19 de abril, 20h00 e dia 21 de abril, 16h30, Théâtre les Muses, Monaco (98)
Dia 24 de abril, 20h30, Salle René Rieux, Millau (12)
Dia 28 de abril, 17h00, Centre Culturel, Ormesson-sur-Marne (94)
.
De 29 de abril até 4 de junho
Todas as segundas-feiras, às 19h00
Todas as terças-feiras, às 21h00
Studio Hébertot, boulevard des Batignoles, Paris 17