DR

Teresa Castro é a nova Diretora da Delegação francesa da Fundação Calouste Gulbenkian


A historiadora e professora universitária Teresa Castro assume a direção da Delegação em França da Fundação Calouste Gulbenkian a partir de 1 de junho. Historiadora da fotografia e do cinema, Teresa Castro é professora universitária e investigadora, trabalhando também como crítica e programadora cultural e de cinema.

Licenciada em História da Arte pela Universidade Nova de Lisboa e mestre em Digital Art History no Birkbeck College de Londres e em Estudos Fílmicos e Audiovisuais na Sorbonne Nouvelle – Paris 3, doutorou-se em Estudos Fílmicos na mesma universidade.

Além de professora universitária na Sorbonne Nouvelle – Paris 3, é também investigadora do IRCAV – Institut de recherche sur le cinéma et l’audiovisuel, do Centre Alexandre-Koyré, Histoire des sciences et des techniques, e do ICNOVA – Instituto de Comunicação da Universidade Nova de Lisboa. Foi ainda investigadora convidada no Max Planck Institute for the History of Science, em Berlim.

Teresa Castro tem centrado a sua investigação em quatro áreas – cultura visual; formas documentais e fílmicas; teorias da imagem e do cinema; abordagens ecocríticas e ambientais das imagens -, sobre as quais tem várias obras publicadas.

Publicou em 2011 “La Pensée cartographique des images. Cinéma et culture visuelle”, bem como diversos capítulos de livros, ensaios e artigos, além de ter coordenado vários volumes coletivos e dossiês temáticos de revistas internacionais, em diferentes países. Tem também sido conferencista convidada para inúmeros festivais e instituições culturais, por toda a Europa.

Teresa Castro substitui no cargo Nuno Vassallo e Silva, que preside atualmente à Fundação Centro Cultural de Belém.