Três exposições portuguesas no Conselho da Europa em Strasbourg

Os preparativos para o 25 de Abril estão a aquecer. Nas últimas duas semanas, duas artistas portugueses expuseram os seus trabalhos na galeria do Conselho da Europa em Strasbourg. Além destas, também esteve patente ao público uma outra exposição impressionante sobre “Portugal: 25 de Abril de 1974, finalmente a liberdade”.

.

As cores encantadoras de Natys: a artista que ultrapassa fronteiras

Nathalie Fernandes, conhecida como Natys, é uma talentosa pintora francesa nascida em Besançon a 15 de dezembro de 1971, de pais de origem portuguesa.

Passou a maior parte da sua infância na região de Haut-Doubs, mais precisamente em Morteau. Depois de completar os seus estudos, Nathalie Fernandes seguiu o seu caminho no mundo da joalharia e da relojoaria de alta gama. Desenvolveu uma carreira de sucesso na Suíça, onde criou várias jóias de prestígio e relógios de luxo para grandes grupos internacionais.

Nathalie Fernandes deu o passo ousado em 2020 de se dedicar inteiramente à pintura sobre tela. As suas primeiras obras são uma homenagem à sua própria família, amigos e antigos colegas.

Ao mesmo tempo, utilizou a sua vasta experiência nos domínios da joalharia e da relojoaria de luxo para enriquecer a sua nova paixão artística. Trabalhando com materiais nobres há 30 anos, a sua meticulosidade e destreza alimentaram a sua inspiração artística. Dotada de uma grande sensibilidade e de uma notável memória fotográfica, Natys pinta com paixão e grande emoção. As suas criações modernas e originais são o fruto da sua imensa criatividade.

Graças à sua exigente experiência profissional, Nathalie Fernandes presta uma atenção especial ao acabamento das suas obras, o que resulta numa execução excecional. Desenvolveu também um gosto especial pela decoração de interiores com o seu trabalho ou por encomenda, oferecendo um serviço muito apreciado a quem procura um toque artístico único para embelezar os seus espaços.

O nome artístico “Natys” é uma combinação de Nathalie e das suas duas preciosas filhas, Cynthia e Andréa, simbolizando o laço familiar que a inspira todos os dias.

Nathalie Fernandes é uma pintora transfronteiriça de sucesso, cujo trabalho cativante continua a enriquecer o mundo da arte.

.

Exposição “Cravos da Revolução” de Nathalie Afonso

Nathalie Afonso, artista plástica lusodescendente, tem como inspiração para muitas das suas obras a cultura tradicional portuguesa.

Nathalie Afonso nasceu em Vichy, em 1971. Formada pela prestigiada École Boulle, vive e trabalha em França. Ao longo de mais 30 anos de carreira, participou em diversas exposições coletivas e apresentou exposições individuais em França, Portugal, Bélgica, Polónia, Marrocos e Estados Unidos. Em 2002 criou o “Atelier des Noctambules”, estrutura de ensino e aprendizagem artística, por onde passaram, até hoje, milhares de pessoas, usufruindo dessa plataforma, que conta com três espaços de criação, em França: Brunoy, Crosne e Yerres (Essone).

Com um estilo incomparavelmente pessoal, a artista convoca e conjuga sentimentos oriundos das profundezas das civilizações não ocidentais com referências estéticas da arte contemporânea atual.

Evocando uma dimensão universalista e profundamente humanista, Nathalie Afonso é, enquanto pintora, escultora e performer, pioneira numa nova terminologia, que conjuga figuração com abstração.

“O 25 de Abril é como um quadro que estou a descobrir pela primeira vez; não se falava da Revolução em casa. Só há pouco tempo descobri a importância deste acontecimento e o mais espantoso é que me apaixonei por esta revolução notável, única no mundo e que faz parte da minha história”, explica Nathalie Afonso.

LusoJornal