Três meses depois da sua eleição, a nova Direção da Associação de Brignais diz ter a situação regularizada



No passado dia 9 de setembro de 2023, após demissão da Direção, realizou-se uma Assembleia geral da Associação cultural franco-portuguesa de Brignais (69), na região de Lyon, que elegeu os novos corpos gerentes. “Três meses depois da nossa tomada de posse, temos regularizado tudo o que é administrativo, nomeadamente a declaração na Préfeture e na Mairie de Brignais”, diz o Presidente Luís Gomes Henriques.

Para além do Presidente Luís Gomes, o vice-Presidente é Luís Manuel Pereira Barros, o Secretário é Sérgio Afonso da Fonseca, o vice-Secretário é Carlos de Sousa Santos e o Tesoureiro é Rogério Manuel Rodrigues Ferreira.

“Nós estamos já em contacto e já foi decidida uma reunião com os nossos interlocutores da Mairie que se ocupam do setor associativo. Vamos fazer as nossas apresentações e propostas de atividades, nomeadamente aquelas que serão organizadas fora da nossa sede social, durante o ano de 2024” explicou o Presidente da coletividade ao LusoJornal.

Luís Gomes é responsável de clientela numa empresa de limpezas sediada no oeste de Lyon. “Tive de me organizar para encontrar tempo livre para me ocupar da associação, com a minha equipa eleita, mas também com os muitos voluntários. Eu conhecia a associação há muitos anos, mas confesso que a frequentava pouco”.

A nova equipa de Direção quer agora “ressuscitar” o grupo de folclore “Províncias de Portugal”, que foi dissolvido após a pandemia de Covid-19 e os seus elementos partiram para outros grupos da região.

Os locais da associação têm uma sala de convívio, uma cozinha e um bar, e estarão abertos exclusivamente aos sócios, às sextas-feiras, das 17h30 às 23h00, aos sábados, das 9h00 às 23h00 e aos domingos, das 9h00 às 18h00.

A Associação cultural franco-portuguesa de Brignais teve sempre uma grande massa associativa, pois cerca de 200 sócios frequentam a coletividade desde o seu início, nos anos oitenta. A associação sempre teve como principal atividade o folclore, mas também futebol. Uma vez por ano, organiza uma festa em honra de Nossa Senhora de Fátima, com celebração de uma missa e procissão nas ruas da cidade, durante a manhã do primeiro fim de semana de maio, e de tarde a festa é profana com um almoço, encontro de folclore e outras atividades populares.

LusoJornal