Trévoux: Benção da “nova” imagem de Nossa Senhora de Fátima que substitui imagem desaparecida


No sábado passado, dia 1 de março, o Pároco da vila de Trévoux (69), na região de Lyon, Michel Jean Pillet, acolheu a Comunidade portuguesa que viveu nestes últimos meses uma situação trágico-cómica pois a imagem de Nossa Senhora de Fátima que se encontrava no seu altar desde há 20 anos, desapareceu no dia 5 de agosto de 2024, sem qualquer explicação.

Mais tarde, já em outubro, uma outra imagem, mais pequena, foi de novo posta no altar, mas um mês depois, também ela desapareceu.

A Comunidade portuguesa residente em Trévoux tem grande devoção à Virgem Maria e “encontrou-se um pouco orfã” como disse o padre Pillet, já que durante muitos anos, em frente da imagem, animava-se o mês de Maria em maio e a Recitação do terço durante os pontos altos da liturgia Católica.

Existe uma equipa que todas as semanas preparava a decoração floral do altar e que não o pode fazer durante sete meses.

Após um peditório no seio da Comunidade portuguesa, foi comprada em Portugal, numa fábrica deste tipo de artefactos, uma nova imagem esculpida em madeira nobre, e com a decoração adequada.

Na inauguração e bênção, estiveram também presentes representantes da Pastoral portuguesa e da ACOFF (a associação organizadora dos festejos em honra de Nossa Senhora de Fátima em Lyon), assim como o Conselheiro das Comunidades Portuguesas Jorge Campos, que felicitou esta iniciativa, mantendo assim o culto a Nossa Senhora de Fátima nesta vila.

“A imagem é muito bela, foi uma escolha muito feliz. Esta imagem vai de novo ajudar-nos a venerar a Nossa Mãe celeste, e a estarmos em comunhão de oração, pedindo pela paz no mundo, e pelos membros da nossa Comunidade” disse Isabel Gonçalves, uma das responsáveis por este evento religioso.

A imagem, após ser benzida, teve uma entrada solene na igreja paroquial, em procissão, com a presença das duas Comunidades – a francesa e a portuguesa – entoando cânticos à Virgem Maria, seguida da celebração da Santa Eucaristia pelo Pároco Pillet.

“Já há quase 11 anos que sou Pároco em Trévoux e fico sempre maravilhado pela devoção que a Comunidade portuguesa tem à Virgem Maria, e também pela presença dos seus membros em oração aqui na igreja. Esta foi uma história que fica sem resposta, pois hoje ninguém responde à pergunta : ‘Quem levou as imagens de Nossa Senhora… e porquê?” disse ao LusoJornal o Pároco Michel-Jean Pillet.

Na vila de Trévoux existem duas associações portuguesas muito ativas sob o plano cultural e recreativo. Uma delas tem cerca de duas centenas de aderentes e a outra é a que se ocupa da geminação que existe entre Trévoux e Ribeira de Pena. Nesta vila, a população portuguesa é muito ativa e numerosa, e participa muito na vida social e económica desta vila e é muito apreciada e respeitada pela Comunidade francesa.