Universidade Jean Monnet de Saint-Étienne tenta, pela terceira vez, recrutar um Leitor de português


Encontra-se aberto até 6 de janeiro o concurso para preenchimento de uma vaga de Leitor de português na Universidade Jean Monnet de Saint-Étienne. Este já é o terceiro concurso que a universidade abre, mas até agora não tem conseguido recrutar. “Para já só temos candidaturas de brasileiros que serão recusados porque não podem aceder à função dentro do Protocolo UJM/Camões,IP” explica ao LusoJornal Rosa Maria Fréjaville, Responsável dos estudos portugueses na Universidade Jean Monnet.

O Leitor que vai ser recrutado deve lecionar disciplinas da área da língua portuguesa: língua, cultura e tradução no Département d’Études Hispaniques, Hispanophones et Lusophones e no Département de Langues Etrangères Appliquées, mas também deve colaborar com a Responsável dos estudos portugueses na aplicação da metodologia preconizada e aplicada ao curso de Inglês-Português, colaborar na organização de atividades culturais e educativas de promoção da Língua e Cultura portuguesa e Lusófona na Universidade Jean Monnet e cumprir todas as obrigações estipuladas pelo Protocolo em vigor entre a Universidade Jean Monnet e o Instituto Camões.

Os candidatos devem ter a nacionalidade portuguesa e serem titulares, no mínimo, de uma licenciatura na área das Humanidades, “de preferência em estudos portugueses e franceses com formação comprovada em língua, linguística e cultura” diz o edital agora publicado pela terceira vez.

As candidaturas devem ser formalizadas com uma carta de apresentação de candidatura em dois exemplares, uma versão em francês e a outra em português, às quais devem ser anexados dois exemplares do curriculum vitae detalhado, datado e assinado em versão portuguesa e francesa (modelo Europass de preferência), fotocópias dos diplomas universitários obtidos, certificado de habilitações com as disciplinas discriminadas e respetivos resultados e fotocópia do Cartão do Cidadão.

No edital lê-se ainda que o salário mensal (ilíquido) é de 1.801.73 euros (para 300 horas de TP ou 200 horas de TD) e o início de funções será a 15 de janeiro, mas as candidaturas devem ser enviadas, imperativamente, até às 10h00 do dia 6 de janeiro.

.

Enviar candidaturas para:

camille.pros.phalippon@univ-st-etienne.fr

drh-enseignants@univ-st-etienne.fr

rosa.maria.frejaville@univ-st-etienne.fr

LusoJornal