Vinho do Porto está em destaque em França em outubro e novembro


O Vinho do Porto, um dos grandes embaixadores da Região Demarcada do Douro, vai estar em destaque em França, num conjunto de ações promovidas pelo Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, I.P. (IVDP, IP), que visam reforçar a sua presença num mercado estratégico. “França, o principal país em vendas de Vinho do Porto DOP em quantidade e o segundo em valor, será palco de diversas iniciativas de promoção e formação, que começam a 9 de outubro e se prolongam até o final de novembro de 2024” diz uma nota do Instituto enviada ao LusoJornal.

O calendário de atividades arrancou hoje, em Paris, com um almoço de harmonização no restaurante L’Écrin do Hôtel de Crillon, detentor de uma Estrela Michelin. Esta ação, dirigida à imprensa francesa especializada, influenciadores e bloggers, ofereceu uma experiência exclusiva, onde os participantes foram convidados a degustar diferentes estilos de Vinho do Porto, acompanhados por pratos que realçam a sua versatilidade gastronómica.

Amanhã, dia 10 de outubro, vai ter lugar a Festa dos Cocktails, no restaurante Le Camondo, Museu Nissim de Camondo, em Paris. Esta festa de cocktails flair proporcionará aos influenciadores digitais e jovens uma oportunidade única de explorar a modernidade do Vinho do Porto em criações inovadoras de cocktails. O evento será realizado num ambiente descontraído e moderno, estimulando o apelo do Porto a uma nova geração de consumidores.

No guião das ações a realizar no mercado francês está também uma viagem à Região Demarcada Douro, ao Porto e Vila Nova de Gaia, entre 15 e 18 de outubro, destinada a jornalistas franceses especializados em vinho. Durante estes dias, terão a oportunidade de visitar algumas das mais emblemáticas quintas e caves da região.

Esta viagem permitirá aos jornalistas aprofundarem o seu conhecimento sobre o processo de produção do Vinho do Porto e as suas características únicas.

Já em novembro, o Vinho do Porto regressa a França, para uma formação para professores de escolas de hotelaria, a decorrer nas Academias de Dijon e Besançon. Destinada a professores e futuros profissionais da restauração, a formação irá permitir dotar os participantes do conhecimento técnico e prático sobre o Vinho do Porto. “Estas formações são parte de um esforço contínuo de educação junto aos futuros profissionais do setor, preparando-os para a excelência na restauração e no serviço de vinho” diz a nota enviada ao LusoJornal.

“A França continua a ter um papel crucial na estratégia de promoção e desenvolvimento dos vinhos da Região Demarcada do Douro, sendo o maior mercado em termos de quantidade e o segundo em valor para a DOP Porto” exlica Gilberto Igrejas, Presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto. “Todas as iniciativas neste país refletem a aposta constante do IVDP, IP no conhecimento e na aprendizagem, com ações direcionadas a consumidores, profissionais e futuros embaixadores do Vinho do Porto. Estas ações reafirmam o compromisso da Região Demarcada do Douro com o mercado francês, reforçando a imagem do Porto como um vinho de excelência, com uma herança histórica rica e, ao mesmo tempo, inovador e versátil”.

O Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I.P. (IVDP, IP) tem por missão promover o controlo da qualidade e quantidade dos vinhos do Porto, regulamentando o processo produtivo, bem como a proteção e defesa das denominações de origem Douro e Porto e indicação geográfica Duriense. “O IVDP, IP promove a imagem de prestígio internacional para as denominações de origem Porto e Douro, e pretende aumentar a perceção de valor pelos consumidores, baseada numa forte diferenciação dos produtos no respeito dos conceitos de denominação de origem e seu ‘terroir’”.

LusoJornal