Vinhos e fumeiro português no Salão de vinhos e produtos da terra de La Garenne Colombes

Este fim de semana teve lugar a 26ª edição do Salão dos Vinhos e dos Produtos da Terra de La Garenne Colombes e, no quadro da geminação que esta cidade tem com Valpaços, foi, mais uma vez, apresentado um stand com produtos portugueses, com vinhos das Caves de Santa Marta de Penaguião e com Fumeiro Bísaro de Bragança.

“Apresentamos aqui os vinhos das Caves de Santa Marta de Penaguião, da região demarcada do Douro, muito perto do Peso da Régua, com uma gama de vinhos muito variada, desde vinhos de mesa a vinhos do Porto. Este ano trazem algumas novidades interessantes e têm uma grande aceitação por parte das pessoas que visitam o Salão” explica José Vara Fernandes, membro do Comité de Geminação. “Também temos aqui a empresa Bísaro, com vários produtos de fumeiro, como seja o presunto, o salpicão, as alheiras, etc. É uma empresa da zona de Bragança”.

É graças precisamente à geminação que o Salão apresenta produtos portugueses e produtos italianos.

“Este salão está melhor do que no ano passado. O salão foi quase sempre organizado por uma empresa privada, em quem a Mairie tinha delegado essa missão. Mas, desde o ano passado, é promovido pela própria autarquia e está melhor” garante José Vara Fernandes.

A grande novidade foram os stands de gastronomia que tiveram grande sucesso durante os três dias do evento.

Na sessão de inauguração oficial do salão, estava a Maire Monique Raimbault, o Deputado Philippe Juvin (que foi, até 2022 o Maire da cidade) e a Cônsul-Geral Adjunta de Portugal em Paris, Mafalda Paiva de Oliveira.

“Este salão já tem 26 anos e é um evento incontornável na vida de La Garenne Colombes. E francamente, este ano, juntou muita gente” disse ao LusoJornal a Maire da cidade Monique Raimbault. “Estamos a pôr em destaque o artesanato francês, os produtos franceses e temos orgulho nisso”.

“Este salão mostra que a França é um país de tradição agrícola, com uma grande diversidade, mas em que essa diversidade converge num ponto comum: a qualidade dos produtos” diz, por sua vez, o Deputado Philippe Juvin.

Vinhos, queijos, foie-gras, carnes, enchidos,… a diversidade dos produtos franceses estava bem representada neste certame.

Interrogado pelo LusoJornal sobre a presença do stand de Portugal, o Deputado Philippe Juvin respondeu que “Portugal e a França têm este ponto comum: são dois velhos países com tradição e a tradição exprime-se em parte pela arte da culinária. Por isso achamos muito bem que Portugal esteja presente neste nosso certame e esperamos que voltem a estar aqui no próximo ano”.

Em representação da Cônsul-Geral Mónica Lisboa, a Cônsul-Geral Adjunta de Portugal em Paris, Mafalda Paiva de Oliveira afirmou que “este salão honra Portugal”.

“É uma honra ter aqui os produtos portugueses, não apenas por eu estar aqui a vê-los, mas sobretudo pelo retorno que ouço daqueles que já conhecem os nossos produtos de anos anteriores. São sempre comentários muito positivos” disse Mafalda Paiva de Oliveira. “É muito bom ter aqui uma representação portuguesa, mas, mais do que isso, é ainda melhor constatar que esta representação é reconhecida e valorizada”.

Francisco Teixeira, comercial das Caves de Santa Marta, explicou que trouxe ao salão “diversas capacidades”, desde os habituais 5 e 3 litros, mas também garrafas de meio litro e 0,75 litros. “Isto é uma novidade que nós lançámos no Natal e, como estávamos perto deste salão, trouxemos também”.

As Caves de Santa Marta já participam neste evento há quase 20 anos. “Já cá temos muitos clientes que nos dizem que vêm cá só para nos comprar o vinho e nota-se perfeitamente. Por exemplo, no vinho do Porto, compram as caixas para o ano inteiro e despedem-se de nós a dizer ‘até para o próximo ano’” afirma Francisco Teixeira. A maior parte dos clientes são franceses “são pessoas que nós chamamos de nossos amigos franceses”.

O salão começou no fim da tarde de sexta-feira e prolongou-se até domingo ao fim da tarde.