O Centro de Alto Rendimento de Voleibol de Praia (CARVP), em Cortegaça, voltou a pulsar com a intensidade da alta competição internacional. Numa fase crucial de preparação para o Circuito Mundial, os tetracampeões nacionais João Pedrosa e Hugo Campos completaram um estágio conjunto com a promissora dupla francesa composta por Kéran Duval e Arthur Canet.
Este intercâmbio, promovido pela Federação Portuguesa de Voleibol com o apoio da junta de freguesia local, reforça o papel de Ovar como um polo de atração para a elite da modalidade, cruzando a experiência da principal dupla lusa com a irreverência e a estatura física dos jovens gauleses.
Após um mês de trabalho solitário e exigente, o Selecionador Nacional, Ricardo Rocha, sublinhou a pertinência desta semana de treinos partilhados. “Este estágio foi perfeito para nós percebermos o que é que temos ainda de melhorar durante este mês antes de começarmos a competir”, explicou o Técnico.
Ricardo Rocha não escondeu a exigência do plano de trabalhos, revelando que, após um período de grande volume técnico e físico, o cansaço começou a manifestar-se a meio da semana, algo que considera “normal” e uma oportunidade para “trabalhar em cima desse cansaço”.
Para o Selecionador, estes momentos de “confronto” no campo são fundamentais para aferir o nível real da equipa e ajustar as agulhas antes do arranque oficial da época.
João Pedrosa, porta-voz da dupla, corroborou a importância de medir forças com equipas que tragam novos estímulos. “Esta dupla, apesar de ser mais nova, vem com um ritmo muito bom porque treinam com equipas muito fortes em França”, destacou o atleta, sublinhando que a oposição oferecida por Duval (2,00m) e Canet (1,92m) foi “super boa” para recuperar os níveis de consistência e ritmo competitivo.
“Estamos aos poucos a voltar aos níveis físicos e de consistência que tínhamos e é isso que estamos à procura de fazer até começarmos a jogar em março”, acrescentou, deixando ainda um agradecimento público ao Presidente da Junta de Freguesia de Cortegaça, Paulo Pinheiro, pelo apoio logístico que viabilizou o estágio.
Este foi apenas o primeiro de três grandes momentos de preparação internacional. O caminho até à areia de competição passará agora por “novos estágios com as Seleções da Ucrânia e Bélgica, culminando num período de treinos em Tenerife“, onde Pedrosa e Campos enfrentarão as potentes duplas da Noruega e da Alemanha.
Com os olhos postos nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028, a dupla portuguesa, atualmente no 24º lugar do ranking mundial, continua a utilizar o CARVP como a sua fortaleza, numa estrutura que já acolheu seleções de países como Israel, Venezuela ou Paraguai, e que se mantém aberta à comunidade local para a descoberta de novos talentos.







