LusoJornal | Mário Cantarinha

25 de Abril: 50 anos / 50 testemunhos – Artur Silva


No dia 25 de abril de 1974 vivia nos arredores de Toulouse e fui acordado às 7 horas da manhã pelo meu vizinho.

– Arthur, il y a eu la Révolution chez toi!

Abro as janelas de pau e pergunto:

– Révolution ou Coup d’Etat?

Durante esse dia, o senhor, já idoso, furioso, não me disse mais nada. Eu, “escaldado” com o que se tinha passado no mês de março, tinha dificuldades em compreender que o regime fascista tivesse sido derrubado.

Com a alegria de saber que o meu exílio e o combate contra a Guerra colonial ia terminar, pensei no meu pai que tinha lutado e pago na pele para obter, enfim, a Liberdade.

Foi necessário ir a uma cabine telefónica para falar com os meus pais:

– É verdade o que dizem?

O meu rádio esteve ligado o dia todo… respirava melhor, e a minha primeira filha, prestes a nascer, teria um pai com o direito de voltar ao seu bairro da Ajuda.

Foi necessário esperar pelo dia 26 de abril para ler a imprensa (La Dêpèche du Midi, Le Monde, L’Humanité, le Figaro,…) para saber que era verdade.

O regime fascista foi derrubado, havia “Capitães de Abril”, Cravos,… mas também um Spínola!

Eu, como sindicalista em França e membro de um CLAC (Comité de luta anti-colonialista), pertencendo ao MPAC (Movimento de luta anti-colonialista), compreendi nesse dia que, mais uma vez, a luta tinha sido recuperada pelo sistema.

Havia liberdade, mas em agosto de 1974, numa manifestação contra a Guerra colonial, no Rossio, em Lisboa, um manifestante foi morto…

Eu só tive direito a um passaporte no mês de dezembro de 1974… por uma semana! E como fugi à tropa, exigiam-me 60 mil escudos de multa…

Hoje, as poucas conquistas de Abril estão a desaparecer.

Hoje, a liberdade é a de “apertar o cinto”.

Hoje, mais do que nunca, seria necessário um verdadeiro 25 de Abril, mas desta feita pelo Povo, para o Povo, e sem compromissos com aqueles que nos exploram.

.

Artur Silva

Jornalista, cofundador da Rádio Alfa, ex-Sindicalista

.

“25 de Abril: 50 anos / 50 testemunhos” é uma iniciativa do fotógrafo Mário Cantarinha, em parceria com o LusoJornal.

Mário Cantarinha escolheu 50 personalidades da Comunidade portuguesa de França, 25 homens e 25 mulheres. Alguns destes testemunhos já foram utilizados para uma exposição há 10 anos. O LusoJornal publica agora os 50 testemunhos, um por dia, até ao dia 25 de abril de 2024.