LusoJornal | Mário Cantarinha

25 de Abril: 50 anos / 50 testemunhos – Cristina Branco


Vivia em Portugal, tinha 2 anos, filha de jovens que saíram de Portugal por razões políticas e também económicas. Vivia, como alguns filhos de emigrantes, em casa dos meus avós.

Os meus avós receberam o 25 de Abril com euforia, “para pior não haveremos de ir”, concluíram.

Era ainda demasiado criança para me aperceber do que fora a realidade da ditadura ou a mudança que representava. Cresci, no entanto, entre a efervescência dos primeiros anos de eleições livres, na promessa de grandes mudanças, entre a expectativa dos que tinham vivido anos negros e que dali esperavam grandes feitos.

Volvidos 50 anos desse 25 de Abril, comemoram-se as cinzas de um sonho do qual se esperou muito sem compreender que afinal o 25 de Abril fora um golpe militar, não fora de forma alguma uma revolta popular. E o povo revolta-se, mas falta-lhe coragem de travar os abusos de Partidos demasiado demagógicos, descaradamente corruptos e que provocaram nos últimos anos um êxodo tão grande como o dos anos sessenta.

.

Cristina Branco

Escritora, Fotógrafa

.

“25 de Abril: 50 anos / 50 testemunhos” é uma iniciativa do fotógrafo Mário Cantarinha, em parceria com o LusoJornal.

Mário Cantarinha escolheu 50 personalidades da Comunidade portuguesa de França, 25 homens e 25 mulheres. Alguns destes testemunhos já foram utilizados para uma exposição há 10 anos. O LusoJornal publica agora os 50 testemunhos, um por dia, até ao dia 25 de abril de 2024.