LusoJornal | Mário Cantarinha

25 de Abril: 50 anos / 50 testemunhos – Paulo Marques


Em 1974, quando se deu o 25 de Abril, eu tinha 4 anos. No entanto lembro-me que esse foi um momento de muita festa em Aulnay-sous-Bois e na região.

Os meus pais, com um grupo de amigos, tinham fundado um ano antes a Associação local que reagrupava muitos Portugueses do bairro Rosa dos Ventos.

Apercebi-me de uma lufada de ar fresco por parte dos adultos. Houve festejos, muitos até. A associação de Aulnay-sous-Bois tinha sido convidada pela AOP de Bobigny, o Sr Ribeiro, para que haja uma atuação folclórica com o grupo Rosa dos Ventos. “Grândola, Vila Morena” era repetida regularmente e sempre ficou na minha mente de garroto.

A minha mãe, que era professora de Português em Aulnay-sous-Bois e em Seine Saint Denis, conta que soube do que tinha sucedido por uma colega francesa que interrompeu a aula para dizer: “Leopoldina, ton pays vient d’être libéré du fascisme”.

.

Paulo Marques

Maire Adjoint de Aulnay-sous-Bois, Presidente da associação Cívica, Presidente da ACP Rosa dos Ventos, Conselheiro das Comunidades Portuguesas

.

“25 de Abril: 50 anos / 50 testemunhos” é uma iniciativa do fotógrafo Mário Cantarinha, em parceria com o LusoJornal.

Mário Cantarinha escolheu 50 personalidades da Comunidade portuguesa de França, 25 homens e 25 mulheres. Alguns destes testemunhos já foram utilizados para uma exposição há 10 anos. O LusoJornal publica agora os 50 testemunhos, um por dia, até ao dia 25 de abril de 2024.