29ª Festa da Madeira voltou a encher o parque da cidade de Ormesson-sur-Marne

[pro_ad_display_adzone id=”41080″]

No fim de semana passado teve lugar em Ormesson-sur-Marne (94), a 29ª edição da Festa da Madeira, no Parc du Morbras, um dos parques da cidade, que se encheu com uma multidão que vai crescendo de ano para ano e que, mais uma vez, estava decorado com as cores do arquipélago. O evento é organizado pela Associação Portuguesa Cultural e Social (APCS) Flores da Madeira.

Pelo palco passou o agrupamento musical Kapa Negra, e os artistas, Chris Ribeiro e Álvaro Florença, todos bastante aplaudidos pelo numeroso público, assim como o grupo folclórico Flores da Madeira, o único grupo de folclore da Madeira na região parisiense. Também houve muitas outras animações e sobretudo várias especialidades portuguesas, especialmente as espetadas da Madeira. “Há por aí muito de comer” disse de cima do palco o Presidente da associação Leonel Gouveia, homem de poucos discursos, mas que sabe federar uma vasta equipa de voluntários.

A Maire da cidade de Ormesson-sur-Marne, Marie-Christine Ségui, e a Conselheira municipal de origem portuguesa, acolheram o Cônsul Geral de Portugal em Paris, Carlos Oliveira, o Deputado Paulo Pisco, o Adido Social do Consulado, Miguel Costa, assim como o antigo Deputado e antigo Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Carlos Gonçalves, ele próprio residente em Ormesson-sur-Marne.

“Tenho muito orgulho em acolher aqui, em Ormesson, esta bela Comunidade” disse a Maire da cidade no seu discurso, e depois, olhando mais propriamente para os dirigentes da associação organizadora, acrescentou que “Madeira é uma ilha magnífica e os Madeirenses são extremamente agradáveis”. Foi fortemente aplaudida.

O Cônsul Geral Carlos Oliveira também discursou no palco transmitindo um abraço do Secretário de Estado das Comunidades Paulo Cafôfo. “O Senhor Secretário de Estado gostava muito de estar aqui, mas teve de acompanhar o senhor Presidente da República nas comemorações do Dia de Portugal, que este ano têm lugar também na África do Sul. No entanto, pediu-me para vos transmitir um forte abraço”.

“No próximo ano cá estaremos para a comemoração dos 30 anos desta festa” disse o Cônsul Geral. “Esperamos ter ainda muita mais gente” completou o Presidente da associação.

Para além de Ormesson, há concentrações de Madeirenses no Havre e em Cérizay.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]