Operação “Obrigado e Boa Viagem” da AILD arrancou ontem no Aeroporto Francisco Sá Carneiro


A edição 2026 do projeto “Obrigado e Boa Viagem” já está em marcha no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, numa operação especialmente dedicada aos passageiros em partida. A iniciativa, promovida pela Associação Internacional dos Lusodescendentes (AILD) em parceria com a Fundação AEP, decorre entre 15 e 30 de agosto, acolhendo viajantes na Loja do Turismo Porto e Norte de Portugal.

Com horários definidos para todos os dias da semana – de segunda a sexta, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, e aos fins de semana das 11h00 às 13h00 e das 15h00 às 18h00 – a ação pretende transformar o momento da despedida num gesto de proximidade e reconhecimento dirigido à diáspora portuguesa.

Durante estas duas semanas, os passageiros são recebidos com mensagens de gratidão e com o já emblemático “Símbolo do Abraço”, marca identitária do projeto. A iniciativa procura valorizar o contributo das Comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo, reconhecendo o papel que desempenham na preservação da língua, da cultura e da ligação afetiva ao país.

A AILD sublinha que esta presença no aeroporto pretende agradecer aos emigrantes e lusodescendentes “por continuarem a vir fazer as suas férias em Portugal, por continuarem a ensinar a língua portuguesa aos seus filhos e, porque a partida é um momento de separação da família e de dor, estamos aqui para vos dar um abraço e dizer-vos: obrigado e boa viagem”.

Com esta operação, o projeto reforça a sua missão de acompanhar a diáspora nos momentos de chegada e de partida, promovendo um gesto simbólico que une gerações e reafirma o vínculo emocional entre quem vive fora e o país que continua a chamar de casa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Não perca