Longa-metragem portuguesa de animação com apoio francês

O projeto de longa-metragem de animação “Nayola”, do realizador português José Miguel Ribeiro, vai receber 245 mil euros de apoio financeiro do fundo Eurimages, criado pelo Conselho da Europa. À agência Lusa, o realizador José Miguel Ribeiro explicou que este apoio financeiro é o último passo do financiamento do projeto da longa-metragem portuguesa, da Praça Filmes, em coprodução com França, Bélgica e Holanda.

José Miguel Ribeiro, realizador e produtor – fundador da Praça Filmes -, está há cinco anos a concretizar a montagem financeira do filme, que tem um orçamento total de 3,5 milhões de euros, sendo a primeira longa-metragem de animação portuguesa para adultos e a receber, num concurso de 2014, apoio do Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA).

Até ao final do ano, o realizador conta entrar em produção e espera fazer a estreia do filme em 2021.

Em cinco anos de pré-produção e montagem financeira, “Nayola” já sofreu alguns ajustes.

Inicialmente previsto para ser correalizado entre José Miguel Ribeiro e Jorge António, com conjugação de imagem animada e imagem real, o filme passará a ser assinado só pelo primeiro, com o segundo a manter-se na produção.

De notar que o Eurimages é um fundo financeiro do Conselho da Europa, tendo já apoiado, desde a sua criação em 1988, cerca de duas mil produções de cinema, com um total de 586 milhões de euros.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Não perca