Parlamento português aprovou por unanimidade voto de saudação pelos 20 anos do LusoJornal


O Parlamento português aprovou esta semana, por unanimidade, um voto de saudação pelos 20 anos do LusoJornal, votado na segunda Comissão dos Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas.

“No dia 16 de setembro de 2004 era apresentada, em Paris, a primeira edição do LusoJornal, o primeiro semanário franco-português naquele país, um projeto dos jornalistas Carlos Pereira, seu atual Diretor, e Clara Teixeira, do fotógrafo José Lopes e do comercial Nelson Rocha” explica o texto. “O LusoJornal surgiu para suprir a necessidade de suportes de informação sempre atualizada a uma Comunidade com 1.500.000 portugueses e, conforme seu slogan, veicular uma ‘informação de confiança’, tornando-se uma referência”.

O projeto de voto de saudação foi apresentado pelo Grupo parlamentar do PSD e o primeiro subscritor foi o líder parlamentar Hugo Lopes Soares. Mas a proposta foi preparada pelo único Deputado do PSD eleito pela emigração: Flávio Martins.

“Nos últimos anos optou por uma versão unicamente digital, com informação diária. Com isso conta, atualmente, com mais de 200.000 leitores, o que indica a importância e a eficácia do jornal. Sua linha editorial objetiva ‘abordar a Comunidade Portuguesa de França e a relação entre a França e Portugal, não deixando de tratar também das diferentes Comunidades lusófonas naquele país’” lê-se no texto.

.

“Um dos veículos de comunicação mais importantes da nossa Diáspora”

Os Deputados consideram que, “prestador de um relevante serviço às nossas Comunidades, o LusoJornal trata não somente da rede associativa, cuja centralidade é indiscutível, mas busca promover os portugueses que se destacam em outros domínios, nomeadamente nas artes, no mundo empresarial, no desporto e na política”.

Para além de Hugo Lopes Soares e de Flávio Martins, assinaram a proposta os Deputados Regina Bastos, Carlos Eduardo Reis, Paulo Neves, Bruno Ventura, Dinis Faísca, Paulo Edson Cunha, Carlos Silva Santiago, Francisco Pimentel, Hugo Patrício Oliveira, Liliana Reis, Olga Freire, Paulo Moniz e Telmo Faria.

“Este voto de saudação serve para assinalar a efeméride e reconhecer a dedicação da Direção do jornal e a importância de termos um veículo de informação abrangente, atualizada diariamente e que mantem a sua publicação ininterrupta desde 2004, contribuindo ainda para a divulgação das Comunidades portuguesas” lê-se no texto.

“A Assembleia da República saúda o LusoJornal pelo seu 20º aniversário, incluindo nessa saudação todos que se dedicaram, direta ou indiretamente, no decurso deste período e contribuíram para um dos veículos de comunicação mais importantes da nossa Diáspora”.
.

“Um orgulho infinito”

O Diretor do LusoJornal considera que “esta foi uma excelente prenda de aniversário” e Carlos Pereira acrescenta que foi com “um orgulho infinito” que recebeu esta notícia.

O LusoJornal completou no passado dia 16 de setembro 20 anos de existência e têm sido muitas as mensagens que têm sido enviadas ao LusoJornal.

“Não posso deixar de partilhar esta ‘saudação’ com a Clara Teixeira, companheira de aventura durante muitos anos e que, entretanto, deixou o jornalismo e deixo um pensamento muito especial para a José Lopes que foi mais do que o primeiro fotógrafo do LusoJornal. José Lopes faleceu no ano passado” diz Carlos Pereira.

“Os 20 anos não foram, de todo, um caminho fácil. Sempre vivemos com altos e baixos, mas são momentos como estes, em que a Casa da Democracia reconhece o nosso trabalho, que recuperámos forças para continuar esta aventura” garante o Diretor do LusoJornal.

O LusoJornal já recebeu, pelo passado, a Medalha de Mérito das Comunidades, das mãos do Secretário de Estado José Cesário, aquando do 10° aniversário da publicação, e mais recentemente, foi a Secretária de Estado Berta Nunes quem lhe entregou o Diploma de mérito das Comunidades portuguesas.

“Desta vez, confesso que o facto do texto ter sido aprovado por unanimidade me deixa extremamente feliz” conclui Carlos Pereira.

LusoJornal