Delegação de Carregal do Sal esteve em Bordeaux para “reforço de laços históricos” sobre Aristides de Sousa Mendes


No âmbito das relações institucionais e culturais entre Carregal do Sal e a cidade de Bordeaux, o Presidente da Câmara Municipal, Paulo Catalino, realizou uma visita oficial à cidade francesa, acompanhado pelo Vereador Luís Fidalgo e por Joana Pais, Diretora do Museu Aristides de Sousa Mendes, em Cabanas de Viriato. Esta visita teve como principal objetivo o reforço dos laços históricos e culturais, bem como a promoção de projetos de cooperação e intercâmbio cultural entre as duas regiões, inspirados pelo Cônsul proscrito, Aristides de Sousa Mendes.

.

Encontro com o Maire de Bordeaux

A visita decorreu nos dias 7, 8 e 9 de maio, com uma agenda marcada por encontros institucionais, visitas culturais e reuniões de trabalho, nomeadamente um encontro com o Maire de Bordeaux, Pierre Hurmic, num dos salões nobres do Palácio Rohan. Estiveram presentes a Maire-Adjointe Céline Papin, o Conselheiro municipal Baptiste Maurin, o Cônsul-Geral de Portugal em Bordeaux, Mário Gomes, o gestor Manuel Nabais e a Presidente do Comité francês Aristides de Sousa Mendes, Isabel Barradas.

“Durante o encontro, foram abordados projetos de cooperação bilateral, destacando-se a possibilidade de intercâmbios culturais entre estabelecimentos de ensino e o reforço dos laços de fraternidade que unem as duas cidades através dos valores veiculados por Aristides de Sousa Mendes, sublinhando que foi em Bordeaux que se fez história, através do seu ato heroico” disse ao LusoJornal Isabel Barradas.

.

Participação nas cerimónias do dia 8 de maio

A delegação visitou ainda o busto de Aristides de Sousa Mendes, na esplanada Charles de Gaulle. Neste momento simbólico, foi depositada uma coroa de flores e cravos vermelhos, simbolizando a memória e o legado humanitário do Cônsul português.

A delegação de Carregal do Sal participou em seguida nas cerimónias de celebração da Libertação da França do jugo nazi, assinalando o Dia da Vitória, dia 8 de maio de 1945, evento marcado por homenagens às vítimas da II Guerra mundial e pelo reforço dos valores de paz e liberdade. A cerimónia contou com a presença de diversas autoridades locais, nacionais e internacionais, “simbolizando a importância histórica desta data para a cidade de Bordeaux, para a França e para toda a Europa” segundo a Presidente do Comité Sousa Mendes.

.

Rota ASM vai unir Bordeaux e Carregal do Sal

No dia 9 de maio, pelas 11h00 da manhã, no Consulado-Geral de Portugal em Bordeaux, foi assinado um Protocolo de cooperação e amizade com a Associação Itinerários Liberdade Pirenéus Europa. Este projeto, que obteve o selo do Conselho da Europa, inclui um itinerário denominado “ASM” – em referência a Aristides de Sousa Mendes – que partirá de Bordeaux, passando por Bayonne, Hendaye, e seguindo pela Espanha até Portugal, integrando o Museu Aristides de Sousa Mendes na sua rota.

O protocolo foi assinado pelo Presidente da Câmara de Carregal do Sal, Paulo Catalino, e pela Vice-Presidente da Associação, Isabel Barradas, “reforçando os laços de cooperação cultural e histórica entre as regiões, os dois países e a Europa”.

A Delegação portuguesa visitou o Museu da Aquitânia e a nova exposição “O Mundo de Depois, 1944-1954”, que destaca importantes elementos históricos e culturais da região no pós-guerra, reforçando a ligação entre Bordeaux e a memória histórica partilhada com Portugal.

Esta visita teve como principal objetivo, “estabelecer futuras colaborações entre o Museu Aristides de Sousa Mendes e o Museu de Bordeaux, tendo sido exploradas varias possibilidades de intercâmbio de exposições e projetos educativos conjuntos” explica Isabel Barradas.

.

Visita do antigo Consulado português

No dia 7 de manhã a primeira visita da delegação da Câmara de Carregal do Sal foi orientada para os diferentes pontos simbólicos que remetem à atuação do Diplomata português durante a II Guerra Mundial, reforçando o simbolismo e a importância da preservação da memória histórica, “nomeadamente foi com grande emoção que se visitou o edifício do antigo Consulado de Portugal em 1940, sis no Quai Louis 18, número 14. Este local emblemático foi onde Aristides de Sousa Mendes emitiu milhares de vistos a refugiados vindos de toda a Europa para fugir à barbárie nazi” explica Isabel Barradas. A visita, organizada pela Presidente do Comité francês Aristides de Sousa Mendes, contou com a presença do Diretor do Museu da Aquitânia, Laurent Vedrine, e de Baptiste Maurin, Conselheiro municipal de Bordeaux, com o pelouro do património histórico e memorial da cidade. “Esta iniciativa, provocada pelo Comité Sousa Mendes, que luta há muito pela reabilitação deste edifício que se encontra à venda há mais de dois anos, teve como objetivo sensibilizar as autoridades locais, nacionais e europeias para a importância de preservar este espaço de memória, onde se fez história, graças ao qual, pelo ato de consciência e de bravura de um só homem, milhares de pessoas foram salvas”.

.

Parceria com o Comité Aristides de Sousa Mendes

Um dos pontos altos desta visita a Bordeaux da Delegação de Carregal do Sal foi a reunião com o Comité francês Aristides de Sousa Mendes, “na qual foram abordados projetos conjuntos a desenvolver em Bordeaux e em Carregal do Sal, com enfoque na área educativa e na partilha de publicações editadas pelas Edições 14 do Comité” disse a Presidente do Comité ao LusoJornal. “Evocou-se também a importância de celebrar regularmente a memória de Aristides de Sousa Mendes numa data a definir, acompanhada de um programa cultural. Para este ano, ficou já decidido a exibição de um filme sobre a vida de Aristides de Sousa Mendes, em Bordeaux, seguida de uma conversa sobre a sua vida com diferentes intervenientes, incluindo historiadores, familiares e outras personalidades relevantes”.

.

Balanço positiva da visita

Para Isabel Barradas, a visita permitiu alcançar importantes objetivos, nomeadamente o “reforço das relações bilaterais já que o encontro entre os presidentes de Câmara serviu para estreitar laços institucionais e explorar novas possibilidades de cooperação cultural, abrindo caminho para futuros projetos comuns”, mas também a “promoção do Legado de Aristides de Sousa Mendes já que a Diretora do Museu, Dra. Joana Pais, destacou o trabalho desenvolvido em Cabanas de Viriato e identificou oportunidades de intercâmbio cultural e exposições conjuntas em Bordeaux, fortalecendo a memória do diplomata português”.

Isabel Barradas destaca ainda que “foram discutidas propostas de criação de programas educativos e culturais que envolvam as comunidades locais, promovendo o conhecimento mútuo e a valorização do património histórico comum”.