Marine Nationale Française

A fragata portuguesa D. Francisco de Almeida integra o grupo aéreo naval francês


A fragata NRP D. Francisco de Almeida regressou à base naval de Lisboa no dia 25 de abril, após um destacamento de cinco semanas no Mediterrâneo, marcado pela sua integração no grupo aéreo naval francês no âmbito da missão Clemenceau 25.

Sob o comando do Capitão de fragata Paulo Santos Garcia, a fragata portuguesa participou na segunda fase desta missão, efectuando treinos ao lado de unidades francesas. Entre as actividades conjuntas realizadas, contam-se manobras de reabastecimento no mar (pré-RAM), exercícios de tiro e uma operação de visita (VISITEX) com uma fragata francesa.

A fragata portuguesa participou em operações aéreas navais, como o catapultamento do Rafale Marine do porta-aviões Charles de Gaulle.

Antes desta fase de integração, o NRP D. Francisco de Almeida participou no exercício aéreo e marítimo da NATO Dynamic Mariner 2025, contribuindo para a certificação das forças marítimas aliadas e para o reforço da sua interoperabilidade.

“A participação da fragata portuguesa no grupo aéreo naval francês ilustra a estreita cooperação militar entre a França e Portugal, consolidada por compromissos conjuntos no âmbito da NATO e no domínio da segurança marítima” diz uma nota da Embaixada de França em Portugal.