“A Lusofonia – uma utopia?” foi tema de colóquio na Universidade de Saint Etienne

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]

O Grupo de Estudos de Português da Faculdade Artes, Letras e Línguas da Universidade Jean Monnet, de Saint Etienne, organizou um colóquio intitulado “La Lusophonie – une utopie?”, debatendo o conceito de lusofonia nos dias de hoje e no futuro e a importância do mundo lusófono em França e no mundo.

O evento foi transmitido em direto através da plataforma do LusoJornal e está agora disponível.

Participaram o Deputado socialista à Assembleia da República eleito pelo círculo eleitoral da Europa, Paulo Pisco e o Cônsul Geral de Portugal em Lyon, Luís Câmara Brito.

Participaram ainda Ana Paula Coutinho, Professora da Universidade do Porto; Diego Garcia, estudante de Estudos Europeus e que se define como sendo uma simbiose galego-portuguesa; Lourenço do Rosário, antigo Reitor da Universidade Politécnica em Moçambique; Ieda Maria Alves, professora na Universidade de São Paulo; Aurobindo Xavier, fundador e atual Presidente da Sociedade Lusófona em Goa; e Vânia Rego, professora no Instituto Politécnico de Macau.

Seguiu-se uma mesa redonda sobre “Lusofonia: viagens para um futuro comum” com o escritor Mário Máximo e o Professor Pedro Gomes Barbosa, e um encontro com os escritores Domingos Lobo, Nuno Gomes Garcia e Jean-Yves Loude.

A conclusão do debate esteve a cargo do Leitor do Instituto Camões Pedro Oliveira, da Responsável pelos Estudos Portugueses na Universidade, Rosa-Maria Fréjaville, e na Comissão organizadora está ainda a Professora Andreia Silva-Mallet.