Air France reduz em 50% emissões de CO2 em voo Paris-Lisboa

[pro_ad_display_adzone id=”41079″]

 

 

A Air France reduziu para metade as emissões de dióxido de carbono (CO2) em dois voos comerciais com partida de Paris e destino a Montreal e Lisboa realizados nas passadas terça e quarta-feira, respetivamente.

Os voos, operados num Airbus A350 (para Montreal) e num Airbus A220 (para Lisboa), foram realizados ao abrigo do programa ‘Air France ACT’, lançado pela companhia a 13 de abril passado e que traça a sua nova trajetória de descarbonização, visando -30% de emissões de CO2 por passageiro-km (quilómetro) até 2030, face a 2019, o equivalente a -12% de emissões totais.

Os aviões foram abastecidos com 16% de combustível de aviação sustentável (SAF, que permite uma redução de mais de 80% nas emissões de CO2 face ao combustível convencional, ao longo de todo o seu ciclo de vida) no voo para Montreal e 30% no voo para Lisboa, contra o atual 1% nos voos com partida de França e no âmbito da regulamentação. Adicionalmente, em terra e a bordo, os pilotos introduziram ações de eco-pilotagem, como o ‘taxing’ em terra com um único motor ou a otimização das trajetórias em tempo real, operado em coordenação com os serviços de navegação aérea.

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]