Uma senha ser-lhe-á enviada por correio electrónico.

A candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura 2027 promoveu ontem, sexta-feira e hoje, sábado, o seminário “Europa de cidades, Europa de cultura”, com a participação de representantes de duas cidades espanholas, duas francesas (Aix-en-Provence e Poitiers) e uma luxemburguesa.

No âmbito da candidatura, a Câmara Municipal e o Grupo de Trabalho da candidatura organizam um debate subordinado ao tema “Como estabelecer um quadro de cooperação e mobilidade europeia?”. O encontro contará com a participação de representantes das cidades de Aix-en-Provence, de Poitiers, de França, de Salamanca e de Santiago de Compostela (Espanha) e de Esch-sur-Alzette (Luxemburgo), “todas cidades gémeas de Coimbra”, referem os seus promotores.

“No momento em que Coimbra prepara a sua candidatura ao título” em 2027, “a experiência de todas as cidades gémeas permitirá criar novas dinâmicas culturais e urbanas fundamentais para o reforço da sua vocação europeia”, afirmam o Grupo de Trabalho da candidatura e a Câmara de Coimbra.

Coimbra, “ao longo da sua história”, desenvolveu “relações com as principais cidades de cultura europeias, que se foram concretizando num relevante conjunto de geminações”, afirmam os promotores da iniciativa.

Importa, sustentam ainda, “não apenas aprofundar as relações entre Coimbra e as cidades com as quais está geminada, mas também estimular a cooperação entre as instituições culturais de cada uma destas cidades europeias, com vista ao estabelecimento de uma rede de intercâmbios artísticos e culturais, a desenvolver num programa específico de trabalho”.

 

LusoJornal Artigos

Gostou deste artigo? Vote, participe!
Votação do Leitor 3 Votos
8.0
X