Ana Lisete Carlos é a nova Adjunta da Coordenação do ensino português em França

[pro_ad_display_adzone id=”38158″]

Ana Lisete Carlos é a nova Adjunta da Coordenação do ensino português no estrangeiro, em França, e o Despacho da nomeação foi publicado esta manhã em Diário da República. Vem ocupar o lugar de Isabel Sebastião que passou a ocupar as funções de Coordenadora de ensino com a saída de Adelaide Cristóvão. Ana Lisete Carlos já era Professora de apoio na Coordenação.

“O regime de ensino português no estrangeiro, aprovado pelo Decreto-Lei nº 165/2006, de 11 de agosto, na sua redação atual, estabelece a existência, nos países e áreas consulares em que a rede de ensino português o justifique, de estruturas responsáveis pela coordenação local do ensino português nos respetivos países, em todos os níveis da educação escolar e da educação permanente, nomeadamente nos cursos de língua portuguesa e nas ações de difusão da língua e cultura portuguesas” lê-se no Despacho, explicando que “podem ser designados Adjuntos de Coordenação de ensino português no estrangeiro, em situações devidamente fundamentadas”.

“Assim, considerando a dimensão da área geográfica abrangida pela Coordenação de ensino português em França, o elevado número de cursos e alunos, bem como a necessidade de provimento do lugar, ouvida a respetiva coordenadora de ensino, nos termos previstos no n.º 3 do artigo 16.º do Decreto-Lei n.º 165/2006, de 11 de agosto, na sua atual redação: Designo a Dra. Ana Lisete Carlos, em regime de comissão de serviço, pelo período de três anos, para exercer as funções de Adjunta de Coordenação do ensino português no estrangeiro, na estrutura de Coordenação de França”.

Segundo a nota curricular também publicada em Diário da República, Ana Lisete Carlos nasceu a 29 de novembro de 1976 e licenciou-se em Ensino Básico, 2º Ciclo variante de Português/Francês pela Escola Superior de Educação Jean Piaget, em Macedo de Cavaleiros. Em 2019, realizou uma Pós-graduação em Didática da Língua Portuguesa no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação do Instituo Politécnico de Lisboa.

Encontra-se a redigir a dissertação de mestrado em Didática da Língua Portuguesa no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico com o tema “Os géneros discursivos no processo de ensino e aprendizagem do Português Língua Estrangeira – o caso do ensino primário em França”.

De 2001 a 2012, foi professora do 1.º ciclo na região autónoma da Madeira. De 2008 a 2012, desempenhou funções de coordenadora TIC na mesma escola. De 2006 a 2012, foi Coordenadora do Clube Europeu pelo Centro de Informação Europeia Jacques Delors. De 2017 à atualidade, é professora do ensino português no estrangeiro, em comissão de serviço no Camões, Instituto da Cooperação e da Língua em França. Lecionou em diferentes tipos de ensino: EILE – Enseignement International de Langue Etrangère, Ensino Associativo e em Secção Internacional.

Desde 2018 já desempenhava a função de Docente de Apoio Pedagógico na Coordenação do Ensino Português em França.

O Despacho produz efeitos desde de 1 de abril e foi assinado pela Vogal do Conselho Diretivo, em regime de suplência, Paula Pedro Loureiro.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]