LusoJornal / Mário Cantarinha

Ano letivo em França começa com mais 3 professores de Português

A Coordenadora do Ensino de Português em França, Maria Adelaide Cristovão, inicia este ano escolar com mais 3 professores do que no ano passado, dispondo atualmente de uma rede de 92 professores de língua portuguesa em todo o país. “Nós arrancamos com mais três professores do que no ano passado, é uma excelente notícia. Temos agora 92 professores para uma rede de cerca de 14.500 alunos” disse numa entrevista à RDP internacional.

Este ano letivo português em França vai ser pautado pela celebração dos 100 anos do nascimento de Sophia de Mello Breyner. “As atividades da nossa rede docente vão ser vocacionadas para atividades à volta da Sophia de Mello Breyner e em articulação com um colóquio que vai haver em Paris sobre este tema” disse Adelaide Cristóvão.

“Também neste início do ano vamos inaugurar uma Escola Associada Camões em Toulouse, que é o Instituto Lusófono”. Apesar do pedido já ter sido feito há alguns anos, como aliás foi notícia no LusoJornal, só a partir de agora o Instituto Lusófono de Toulouse vai passar a ser uma Escola Associada Camões.

A Coordenadora do Ensino anunciou ainda que “este ano letivo vamos celebrar também os 100 anos do primeiro curso de português na Sorbonne. O primeiro curso de português na Sorbonne teve lugar em 1919 e este ano letivo celebrar-se-á os 100 anos”.