Antes de desistir em Roland Garros, Novak Djokovic perdeu contra José Sousa Moura… na Petanca


O Campeão em título Novak Djokovic desistiu esta semana de Roland Garros devido a lesão fazendo com que o italiano Jannik Sinner fosse ‘promovido’ a número um mundial. Com 37 anos, o sérvio lesionou-se no joelho direito no encontro dos oitavos de final diante do argentino Francisco Cerundolo, que ainda assim acabou por vencer por 6-1, 5-7, 3-6, 7-5 e 6-3.

No entanto, Novak Djokovic marcou o torneio deste ano de Roland Garros, após vencer uma longa batalha de cinco sets diante do italiano Lorenzo Musetti, num jogo que acabou… às 3h30 da manhã.

No dia seguinte deste jogo-maratona, ‘Djoko’ foi – como tem ido todos os anos – jogar à Petanca na Porte d’Auteuil. José Sousa Moura, português, Presidente da Associação Portuguesa de Courbevoie, é um “habitué” destes encontros matinais de Petanca do domingo de manhã no Bois de Boulogne e já encontra Novak Djokovic há vários anos. “Djoko, desta vez vais jogar comigo” lançou o Português. “Desta vez vou jogar contra ti” retorquiu com cumplicidade o jogador de ténis.

O jogo prolongou-se, Novak Djokovic fala cada vez melhor francês e joga cada vez melhor à Petanca, mas José Moura acabou por ganhar a partida.

O tenista sérvio foi três vezes Campeão na terra batida parisiense (2016, 2019 e 2023) e continua a ser o recordista de títulos do Grand Slam (24), mas adorou passar um momento com os jogadores de Petanca e em particular com o português José Moura.

Com muita humildade, tirou fotografias com as centenas de pessoas que ali se juntaram para o ver jogar contra o “Campeão” português. Pelo menos nesse domingo.

No próximo ano, se voltar a Roland Garros, tudo indica que ‘Djoko’ voltará ao terreno de terra batida dos jogadores de Petanca da Porte d’Auteuil. José Sousa Moura também lá estará… batidinho.