Lusa / Miguel A. Lopes

António Costa almoça hoje com Emmanuel Macron em Paris

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]

O Primeiro Ministro, António Costa, vai estar hoje na capital francesa para um almoço de trabalho com o Presidente francês, Emmanuel Macron, e o principal tema em cima da mesa é a preparação da Presidência portuguesa da União Europeia.

O encontro vai acontecer no Palácio do Eliseu e o almoço de trabalho deve durar cerca de duas horas. Depois do encontro, os dois líderes vão falar aos jornalistas.

O encontro com o Presidente francês é o único ponto na agenda da visita do Primeiro Ministro a França.

Na semana passada, o Conselho Europeu chegou a acordo sobre o Pacote de Recuperação ‘NextGenerationEU’, também designado como a ‘bazuca’ para combater a crise provocada pela pandemia da Covid-19, e que conta com um montante global de 1,8 biliões de euros.

A presidência portuguesa da UE arranca no primeiro semestre de 2021, sucedendo à Alemanha e antecedendo a Eslovénia.

O Governo português assumiu como prioridades da Presidência da UE a capacidade de resistir a crises não apenas economicamente como ao nível dos valores europeus, da Europa social, a “Europa verde”, líder no combate às alterações climáticas, e a “Europa digital” para enfrentar “a transição tecnológica a nível económico e de proteção dos direitos dos cidadãos”.

 

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]