Lusa | Miguel A. Lopes

António Costa está em Paris esta sexta e sábado


O Primeiro-Ministro cessante, António Costa, desloca-se esta sexta-feira e no sábado a Paris para participar de iniciativas culturais das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.

Trata-se de iniciativas culturais promovidas pela Embaixada portuguesa na capital francesa, detalha a informação do palácio de São Bento.

Amanhã, António Costa assiste a um concerto franco-português, pela Orquestra Parisiense Centenária “Colonne”, dirigida pelo maestro Cesário Costa, e no sábado preside à cerimónia de imposição das insígnias da Ordem do Mérito a Emmanuel Demarcy-Mota e a Victoire di Rosa, na Embaixada portuguesa.

A distinção é feita “pelo seu notável trabalho na Temporada Cultural Cruzada Portugal-França 2022”, refere a nota do Gabinete do Chefe do Governo, que divulgará posteriormente um programa mais detalhado da visita.

Iniciada em fevereiro de 2022 e decorrida até outubro desse ano, a Temporada Cruzada Portugal-França promoveu, nos dois países, mais de 200 iniciativas culturais, que mobilizaram mais de três milhões de pessoas, segundo números divulgados no final do projeto.

A Temporada Cruzada resultou de uma iniciativa de diplomacia bilateral entre Portugal e França, com o objetivo de aprofundar o relacionamento cultural entre os dois países. Presidida pelo programador e encenador luso-francês Emmanuel Demarcy-Mota, Diretor do Théâtre de la Ville, teve como Comissária geral, pela parte portuguesa, Manuela Júdice, Secretária geral da Casa da América Latina e, pela parte francesa, a programadora Victoire Bidegain Di Rosa.