Lusa | Miguel A. Lopes

António Costa vem hoje a Paris para reunião de alto nível convocada por Macron


O Primeiro-Ministro participa hoje, em Paris, na reunião de alto nível para apoio à Ucrânia que foi convocada pelo Presidente de França, numa altura em que se assinalam dois anos do início da invasão russa.

De acordo com uma nota do Gabinete de António Costa, o Primeiro-Ministro português foi convidado por Emmanuel Macron para participar nesta reunião de apoio a Kiev, que juntará vários Chefes de Estado e de Governo no Palácio do Eliseu.

A reunião de Paris, segundo fonte do Eliseu citada pela EFE, “permitirá estudar os meios disponíveis para reforçar a cooperação entre os parceiros no apoio à Ucrânia”.

Nos últimos dias, vários Governos europeus insistiram na necessidade de coordenar melhor o fornecimento de equipamento militar à Ucrânia.

Costa salienta que Portugal está ao lado de Kiev o tempo que for necessário

Entretanto ontem, o Primeiro-Ministro português afirmou que Portugal estará ao lado da “resistência heroica” do povo e das forças armadas ucranianas pelo tempo que for necessário, até que seja alcançada uma paz justa e duradoura.

Esta posição foi transmitida por António Costa em mensagens publicadas na sua conta na rede social X (antigo Twiiter). “Há dois anos começou a guerra na Ucrânia – uma guerra trágica, injustificada, ilegal e da exclusiva responsabilidade da Rússia. Dois anos de resistência heroica do povo e das forças armadas ucranianas, de luta pela sua liberdade, soberania e integridade territorial”, escreveu o Primeiro-Ministro.

Nesta suas mensagens, divulgadas em português e inglês, António Costa salienta que “Portugal está firmemente do lado da Ucrânia, desde o primeiro momento”.

“Assim continuaremos, pelo tempo que for necessário, até que a Ucrânia possa viver numa paz justa e duradoura”, acrescentou.

Em 01 de fevereiro, os líderes da União Europeia chegaram a um acordo sobre apoio financeiro de 50 mil milhões de euros à Ucrânia.