LusoJornal / Dominique Stoenesco (arquivo)

APSCR de Champigny comemora 50 anos com um vasto programa cultural


A Associação Portuguesa Sociocultural e Recreativa (APSCR) de Champigny vai comemorar 50 anos de existência com um vasto programa cultural, entre os dias 18 e 25 de novembro, com cinema, concerto, exposições, folclore e acabando com um momento de festa animado por Cláudia Martins & Minhotos Marotos.

A abertura da Semana cultural vai ter lugar no próximo sábado, dia 18 de novembro, entre as 15h00 e as 19h00, na sede da associação, a Casa de Portugal (19 rue du Monument), e com a participação da Filarmónica Portuguesa de Paris.

No domingo, dia 19 de novembro, vai ter lugar um festival de folclore, intitulado “Les Régions du Portugal”, no Ginásio Tabanelli (11 rue Musselburgh), a partir das 14h00, com a participação de dois grupos que vêm de Portugal: Albandeio – Grupo Etnográfico de Danças e Cantares de Alpiarça e Grupo folclórico de Nossa Senhora da Graça de Porto Formoso, nos Açores.

Participam ainda os grupos Saudades de Portugal de Sainte Geneviève des Bois, Flores da Madeira de Ormesson-sur-Marne, As Gaivotas de Nogent-sur-Marne e Saudades de Portugal de Champigny-sur-Marne.

Na terça-feira, dia 21 de novembro, às 19h30, será projetado, em antestreia, o filme “Légua” de João Miller Guerra e Filipa Reis, com Carla Maciel, Fátima Soares e Vitória Nogueira da Silva, no Megarame Studio 66 (66 rue Jean Jaurès).

“Num antigo casarão do norte de Portugal, Ana ajuda Emília, a velha governanta que continua a cuidar de uma casa que os proprietários já não visitam. Ao longo das estações, Mónica, filha de Ana, questiona as escolhas da mãe, e estas três gerações de mulheres tentam compreender o seu lugar num mundo em declínio, onde o ciclo da vida só se renova após finais inevitáveis” diz a sinopse do filme. A saída em sala do filme está prevista para 13 de dezembro.

A Casa de Portugal vai também acolher uma exposição da artista portuguesa radicada em França Nathalie Afonso, cuja inauguração vai ter lugar na quinta-feira, dia 23 de novembro, às 18h30. A mostra está patente ao público na sexta-feira 24, das 18h30 às 23h00 e no sábado 25 de novembro, das 14h00 às 17h00.

Finalmente, no sábado 25 de novembro, o Ginásio Tabanelli vai ser o palco de uma festa que promete ser grande, com o agrupamento musical Energya, mas cujas vedetas na noite vai ser Cláudia Martins é Minhotos Marotos. O espetáculo começa às 21h00 e prolonga-se até à 1h00 da manhã.

A Associação Portuguesa Sociocultural e Recreativa de Champigny-sur-Marne tem uma importante história na cidade, mas a inauguração da nova sede da coletividade – a Casa de Portugal – pela então Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas Berta Nunes, correspondeu ao termo de um longo projeto de reabilitação do espaço cedido pela Maire de Champigny, e ao concretizar de um velho sonho dos dirigentes daquela coletividade.

LusoJornal