SAMSUNG DIGIMAX A55W

Associação Gaivota organiza esta tarde mais um encontro mensal à volta do Fado

Este domingo, 19 de novembro, a associação Gaivota marca encontro com os amadores de fado no «Château Lorenz» em Bry-sur-Marne (94), a partir das 16h00. Neste encontro mensal a artista convidada é Jenyfer Rainho acompanhada de Manuel Miranda e Pompeu Gomes.

Presidente da associação Gaivota, Maria-José Henriques, tem promovido o fado através dos seus encontros mensais. «Tentamos sempre trazer vozes diferentes da Comunidade. Por enquanto damos prioridade às vozes femininas, houve algumas que já vieram duas vezes, mais tarde convidaremos também os homens fadistas», começou por explicar ao LusoJornal.

Uma das particularidades deste encontro mensal é «também misturar o fado com a música francesa de forma a abranger um público mais alargado».

O evento é apresentado pelo artista lusodescendente, Dan Inger dos Santos, que também costuma cantar os seus temas em palco. O público que se desloca de Paris e arredores vem ali à procura de um momento de convívio e de um ambiente musical franco-português.

A dirigente faz um balanço positvo dos encontros mensais da Gaivota e aponta para um interesse crescente da parte dos jovens pelo fado. «Fico surpreendida pela positiva em ver jovens a cantar ou a ir aos concertos de fado. Não obstante algumas casas ou restaurantes onde se praticava fado, terem fechado, outros vão abrindo e o fado tem-se portado bem em França duma maneira geral.

Para além da música, pintura e literatura também estarão patentes na sala. «Como de costume teremos um pequeno stand com livros portugueses». O «espírito de equipa e de amor pelo fado ou pela música em geral», da parte de todos os que têm colaborado com a dirigente, «tem contribuído sem dúvida alguma» ao êxito deste evento que se realiza no 3° domingo de cada mês.

A artista convidada da próxima edição em dezembro, será pela primeira vez, a jovem fadista, Tereza Carvalho.

Participação de 10 euros.

 

Château Lorenz

11 avenue Georges Clemenceau

Bry-sur-Marne (94)

Infos: 06.64.13.48.94