Ateliers de canto brasileiro no Instituto Alter’Brasilis

Na quinta-feira, dia 24 de outubro das 18h00 às 20h00 terá lugar mais um atelier de canto brasileiro no Instituto Alter’Brasilis.

Os ateliers são conduzidos pela cantora Laure Trazzi, e permitem descobrir o canto e a voz dos participantes, além da música brasileira. É também uma oportunidade para combinar a prática do português com o prazer de cantar. Durante cada sessão os participantes aprendem diferentes canções do repertório brasileiro, reunidas em torno de um tema específico escolhido pela professora. Este trabalho permite aprofundar as habilidades linguísticas e enriquecer o vocabulário, melhorando também a pronúncia do português através da música.

Na primeira parte do workshop, são feitos exercícios técnicos e vocalises, para preparar a voz e compreender como melhor a colocar. E na segunda parte, são trabalhadas duas ou três músicas de diferentes compositores, que giram em torno do tema escolhido para a sessão. As canções são transmitidas no momento da inscrição, para que os participantes possam ouvi-las e impregnar-se delas antes do workshop.

A professora Laure Trazzi é uma artista com várias influências, mas estudou principalmente canto lírico e jazz, antes de se dedicar desde há alguns anos à música brasileira, que ela gosta de explorar e interpretar, acrescentando um toque de jazz e de estilo francês.

Acompanhada por músicos de destaque, ela revisita na sua carreira artística um repertório intemporal, como as composições de Tom Jobim, Chico Buarque, Vinicius de Moraes, Baden Powell ou Caetano Veloso, enquanto descobre outros tesouros da bossa-nova, samba ou MPB (Música Popular Brasileira). Às vezes, também incorpora alguns standards de jazz que se harmonizam perfeitamente com o seu repertório brasileiro.

Desde há cinco anos que se apresenta em duo, trio, quarteto ou quinteto em muitas salas e bares em Paris (Universal Coffee, Sunside, Caminito Cabaret, Marcounet, Café François Félix, General Food, Bar Three, 24a, Bab-Ilo, Swan Bar, On Air Flora, Bar Fifty, Floating Kiosk), e mais recentemente no Brasil, onde também começou a gravar um álbum com quatro músicos da cena musical brasileira.

O Instituto Alter’Brasilis existe desde 2010 e tem como principal objetivo a difusão da cultura brasileira em França e a promoção da língua portuguesa. Para além das aulas de português, o Instituto organiza colóquios e manifestações culturais e artísticas que vão desde a literatura ao cinema.

Inscrições através do endereço https://alterbrasilis.com/evenements/ateliers-3.html

 

Institut Alter Brasilis

6 rue de Fourcy

75004 Paris

(Métro Saint-Paul ou Pont Marie)

www.alterbrasilis.com

 

[pro_ad_display_adzone id=”2724″]